sábado, 16 de janeiro de 2016

HÁ 269 MIL TONELADAS DE RESÍDUOS PLÁSTICOS A FLUTUAR NOS OCEANOS


 
worldworldworld / Flickr
-
Cerca de 269 mil toneladas de resíduos plásticos flutuam atualmente na superfície dos oceanos de todo o planeta, indica um estudo de uma equipa internacional de investigação.
poluição por microplásticos foi observada, em diferentes concentrações, em todos os oceanos do planeta, mas os dados são insuficientes para avaliar com precisão o peso total destes detritos, micro e macroplásticos, a flutuar à superfície, explicaram os cientistas, cujos trabalhos foram publicadosna revista norte-americana PLOS ONE.
Para tentar obter um valor mais preciso, cientista de cinco países utilizaram dados reunidos ao longo de 24 expedições realizadas durante seis anos – entre 2007 e 2013 -, nos cinco grandes giros subtropicais (turbilhões de confluência das principais correntes oceânicas), na costa australiana, na baía de Bengala (Índico) e no Mediterrâneo.
Os dados obtidos referem-se aos microplásticos recuperados em redes e aos grandes resíduos de plástico observados diretamente, e a análise sobre a repartição destes resíduos pelos oceanos foi feita através de um modelo informático.
A partir destes dados e deste modelo, os investigadores elevaram a pelo menos 5.250 mil milhões o número de partículas de plástico nos oceanos, num peso total de perto de 269 mil toneladas.
Marcus Eriksen et al
Resultados da contagem de densidade global de plásticos em 4 diferentes granularidades
Resultados da contagem de densidade global de plásticos em 4 diferentes granularidades
Os grandes blocos de plástico parecem ser mais abundantes junto às costas e transformam-se em microplásticos nos cinco grandes giros, explicaram os autores.
Os estudos constataram que os microplásticos mais pequenos estão presentes nas regiões mais afastadas das zonas habitadas, como as zonas subpolares, um resultado que surpreendeu os cientistas.
“Os cinco giros subtropicais nos quais se acumulam os detritos plásticos não são o destino final, mas os microplásticos resultantes interagem com todo o ecosistema oceânico”, explicou Marcus Eriksen, diretor de investigação no Instituto Cinco Giros, na Califórnia (costa oeste dos Estados Unidos), um dos responsáveis pelo estudo.
Esta repartição dos microplásticos em zonas afastadas poderá sugerir que os grandes giros atuam como trituradores de grandes bocados de plástico. Posteriormente, os microplásticos são lançados pelas correntes em todos os oceanos.
/Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário