sábado, 16 de janeiro de 2016

TOSSE DE FUMADOR PODE ESCONDER DOENÇA GRAVE


 
Enitsa Gabrovska / Inhale / European Parliament
-
Os fumadores estão a ser advertidos para não ignorarem sintomas aparentemente inofensivos, como a tosse, que poderiam estar por detrás de doenças graves – e não apenas o cancro.
Uma nova campanha do Departamento de Saúde Pública do Reino Unido alerta sobre o desconhecimento, por muitos fumadores, dos riscos de doenças incapacitantes como a doença pulmonar obstrutiva crónica (DPOC).
A enfermidade, que estreita as vias aéreas, pode fazer com que pessoas tenham grande dificuldade para realizar tarefas simples, como subir escadas.
As estatísticas mostram que o problema atinge mais de um milhão de pessoas em Inglaterra – em cada 10 casos, nove são causados pelo tabaco.
Para perceber melhor a gravidade do problema, é preciso considerar que a DPOC é, em bom rigor, um conceito que abrange vários tipos de doenças pulmonares crónicas, como a bronquite e o enfisema.

Sem cura

Quem desenvolve estes problemas passa a ter dificuldades para respirar, sobretudo devido ao estreitamento das vias aéreas e da destruição do tecido que compõe os pulmões.
Os sintomas típicos incluem falta de ar durante a prática de atividades físicas, tosse persistente e infeções respiratórias frequentes.
Na campanha veiculada pelo governo britânico, os especialistas alertam que os fumadores geralmente desconsideram os sinais precoces da doença ao minimizá-los como “tosse de fumador”.
Ao continuarem a fumar, correm o risco de agravar o problema e comprometer ainda mais a sua qualidade de vida.
Embora não exista cura, há ações importantes que podem ser postas em prática para reduzir os danos provocados pela DPOC, como parar de fumar, praticar exercícios físicos específicos e tomar medicação para reduzir a progressão da doença.
Para Sally Davies, conselheira de saúde pública britânica, é fundamental que a população reconheça a gravidade do problema e que tenha em mente que o mais importante é parar de fumar.
“A melhor coisa que um fumador pode fazer para reduzir as possibilidades de desenvolver essa doença devastadora e prolongar a sua vida é parar de fumar”, sublinha.
ZAP / BBC

Um comentário: