quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

IRMÃ DO BLOGGER RAIF BADAWI PRESA POR TER ATUALIZADO UMA CONTA DO TWITTER


 
raif_badavvi / Twitter
    Raif Badawi, de 31 anos, foi condenado em novembro a dez anos de prisão, ao pagamento de uma multa de mil riyals e a mil chicotadas
Raif Badawi, de 31 anos, foi condenado em novembro a dez anos de prisão, ao pagamento de uma multa de mil riyals e a mil chicotadas
A irmã do blogger saudita foi detida esta terça-feira por ter atualizado a conta do Twitter do seu ex-marido, que também está preso no mesmo estabelecimento que o seu irmão.
A irmã do blogger condenado a dez anos de prisão e mil chicotadas, Samar Badawi, foi detida esta terça-feira, tendo sido interrogada pela polícia durante quatro horas e fechada na prisão de Dhahran.
A situação foi denunciada pela Amnistia Internacional, e citada pela agência Lusa, considerando que este é um “novo recuo alarmante” na matéria de direitos humanos.
De acordo com a mulher do blogger, Ensaf Haidar, a irmã “foi detida sob a acusação de ter ‘animado’ a conta @WaleedAbulkhair”, a página do seu ex-marido no Twitter, ativista que defendeu o seu irmão e que também foi condenado a uma pena de 15 anos.
“Samar Badawi foi transferida para a prisão central de Dhahran, onde Raif Badawi e Waleed Abdulkhair também se encontram”, escreveu a mulher do blogger no Twitter, também citada pela Lusa.
Segundo a organização não-governamental, Samar Badawi está proibida de deixar o reino saudita desde dezembro de 2014. Ainda hoje deve ser presente a um juiz.
Recorde-se que o blogger Raif Badawi foi preso em 2012 por ter criado um site para debater temas sociais e políticos, tendo sido considerado uma ofensa e um insulto para o Islão.
Foi condenado a dez anos de prisão, uma multa pesada e a mil chicotadas, tendo recebido as primeiras cinquenta logo nesse mês. Desde então, esse castigo tem sido sempre adiado devido à pressão internacional.
O blogger venceu o Prémio Sakharov no ano passado, que teve de ser recebido pela esposa. Na altura, Ensaf Haidar disse que esta atribuição era uma “mensagem de esperança e de coragem”.
ZAP



Nenhum comentário:

Postar um comentário