sábado, 2 de janeiro de 2016

O PODER DA CRÍTICA


Eu sinceramente, não conheço ninguém que nunca tenha feito uma crítica ou sido criticado, porém, eu penso que podemos observar alguns aspectos diante dessa palavra e do comportamento que a motiva.

Teoricamente, trata-se da apreciação de algo de forma minuciosa e como consequência, a emissão de um parecer pessoal a respeito. Mas, como tudo tem seu lado bom e ruim, existem as críticas construtivas e as destrutivas, que se explicam por si e  torna desnecessário um aprofundamento.

Hoje, me peguei pensando sobre a força e a influência que elas podem ter em nossas vidas e em como as suas interpretações e motivações são capazes de nos mover.

Não vou ficar falando sobre os motivos que levam alguém a criticar gratuitamente, já falei muito do que penso a respeito e acho tem a ver com o universo pessoal de cada um, mas afirmo que se canalizadas de maneira madura e coerente, até mesmo as destrutivas têm o seu poder de transformação!

Acredito que quando alguém recebe uma crítica, o ideal seria pensar a respeito e analisar em que pontos isso poderia de alguma forma, ajudar no processo de amadurecimento e  autoconhecimento. É o caso de tirar toda e qualquer protecção de si mesmo e enxergar o tal "reflexo", analisar profundamente o que pode ser feito a respeito.

E isso traz resultados surpreendentes!

Para mim, elogios servem como reconhecimento, independente do que seja o objecto de tal, talvez eles agreguem mais confiança, determinação e linearidade nos resultados, isso até gera alguma melhora e avanço, mas não serve para  nos fazer movimentar de facto. É muito bom, legal e gostoso ser reconhecido e elogiado, mas, não acho que seja tão edificante como receber uma "paulada na cabeça".

Algumas pessoas - e somente algumas - se movem justamente, por terem sido alvo de alguma análise negativa, que em sua maioria, são cegas e possuem muita carga de projecção. Considero essa uma atitude para os ditos "fortes", tem que ser muito maduro para receber uma crítica que de certa forma, denigre seus conceitos, princípios, atitudes e ideias e disso extrair algo bom. Inicialmente, sente-se raiva, repulsa e a humana vontade de provar o contrário. Perde-se muito tempo com isso, mas é natural. Porém, quando tudo isso passa, vem o lado gratificante, começa-se a caminhar em direcção à melhoria e superação, e normalmente, obtém-se êxito.

E essa, é uma experiência que requer muito exercício de paciência, autoconhecimento e determinação, é muito difícil deixar de lado as palavras da cabeça ou ignorar, e por isso, acredito que as críticas negativas podem ser muito úteis. Enquanto alguns perdem o seu tempo para proferi-las a torto e a directa, os alvos das mesmas sentem-se  motivados, desafiados e andam para frente, diferentemente daqueles que ficam parados, simplesmente, procurando o que criticar.

* Coisas do arquivo pessoal.




Nenhum comentário:

Postar um comentário