sábado, 2 de janeiro de 2016

O PODER DA PALAVRA

Quantas vezes as pessoas falam coisas erradas, e escolhem os piores momentos possíveis. E quantos comentários maledicentes conseguem destruir a reputação de pessoas boas e inocentes, e quando nos damos conta já é tarde demais?
Não só a língua pode ser usada como arma, mas os ouvidos também, uma vez que muitas vezes as pessoas se deixam levar por comentários menos favoráveis.

Não é que seja errado ver o mal quando ele existe, e alertar as pessoas. Não. O que é errada é a forma como isso é feita. Afinal, basta as vezes uma palavra ferina pra destruir anos de bom relacionamento.

Se você Não tem nada de bom a dizer sobre uma pessoa, tome uma atitude inteligente: NÃO DIGA NADA.

Mas se você precisar fazer um alerta sobre a conduta imprópria de determinada pessoa, faça-o com muita classe:

· Certifique-se de que o que pretende dizer É VERDADE
- Certifique-se de que a notícia que vai contar REALMENTE INTERESSA
- Existe um bom motivo para espalhar uma notícia ruim?
- A informação será útil na prática para algumas pessoas?

Um rapaz procurou Sócrates e disse que precisava contar-lhe algo.
Sócrates ergueu os olhos do livro que lia e perguntou:
- O que você vai me contar já passou pelas três peneiras?
- Três peneiras?
- Sim. A primeira peneira é a VERDADE. O que você quer contar dos outros é um fato? Caso tenha ouvido contar, a coisa deve morrer aí mesmo. Suponhamos então que seja verdade.
Deve então passar pela segunda peneira: a BONDADE. O que você vai contar é coisa boa? Ajuda a construir ou destruir o caminho, a fama do próximo?
Se o que você quer contar é verdade e é coisa boa, deverá passar pela terceira peneira: a NECESSIDADE. Convém contar? Resolve alguma coisa? Ajuda a comunidade? Pode melhorar o planeta e, arremata Sócrates:
-Se passar pelas três peneiras, conte! Tanto eu, você e seu irmão nos beneficiaremos. Caso contrário, esqueça e enterre tudo. Será uma fofoca a menos para envenenar o ambiente e levar discórdia entre irmãos, colegas do planeta.


Devemos ser sempre a estação terminal de qualquer comentário infeliz.
Muitas pessoas sentem-se realizadas quando abrem a boca para denegrir a imagem de alguém, pois isso lhe faz parecer uma pessoa melhor. São os tipos de pessoas que tem auto-estima sempre em baixa e pra que se sintam melhor precisam sempre denegrir a imagem de alguém que está próximo. Portanto cuidado com fofocas. Geralmente quem faz intriga traz informações deformadas, ou até mesmo falsas, sempre na intenção de prejudicar alguém.

E naturalmente, quem se deixa levar por essas informações falsificas, também são pessoas que precisam de orientação a respeito da vida e dos fatos.

Algumas pessoas armam suas redes de intriga de forma tão perfeita, que só se descobre a verdade muito tempo depois, quando não há mais nada a ser feito, por exemplo, quando a vítima da fofoca falece.

Será que esse tipo de comportamento trás alegria ao coração? Será que quando uma pessoa consegue difamar outra tão sordidamente, consegue colocar a cabeça no travesseiro e dormir?

Será que uma pessoa que precisa sabotar o semelhante pra se sentir realizada consegue ser feliz? Não seria ela uma vítima constante de suas incessantes frustrações? Digo frustrações porque a campanha difamatória é um “trabalho”desgastante e que (Graças a Deus) nem sempre traz os resultados esperados. Desse modo, o caluniador, que não consegue equilibrar sua auto-estima senão as custas do prejuízo moral de outrem, trabalha incessante para ferir seu semelhante, desmerecê-lo perante a sociedade, criando assim, a ilusão que é uma pessoa importante e que está fazendo um “grande bem para humanidade”, caluniando seu próximo. Isso cria uma perniciosa ilusão em sua mente, achando que se o outro vale menos, ele vale mais. É o efeito gangorra: “pra que uma pessoa suba, outra precisa descer”.

O que tais pessoas precisam é de uma luz que as faça perceber que todos nós temos nosso valor, e que tal valor PODE SER NOTADO POR TODOS sem que precisem recorrer a esses intrigas. Se, ao invés de praticar intrigas, tais pessoas escolhessem praticar o bem, o amor ao próximo, se soubessem silenciar quando não tem nada de bom a dizer, se pudessem ajudar seu semelhante a sair do buraco em que caiu, com certeza sua auto-estima melhoraria automaticamente, porque as boas acções nos fazem sentir melhor, já que somos nos transformamos em fonte do bem. É impossível ser bom fazendo coisas ruins. Portanto recorde-se sempre daquele velho ditado que diz: “A palavra vale prata, mas o silêncio vale ouro”.

NÃO JULGUEIS

Não julgueis, para que não sejais julgados.
Porque com o juízo com que julgais, sereis julgados; e com a medida com que medis vos medirão a vós.
E por que vês o argueiro no olho do teu irmão, e não reparas na trave que está no teu olho?
Ou como dirás a teu irmão: Deixa-me tirar o argueiro do teu olho, quando tens a trave no teu?

Existe um velho ditado que diz que: aquilo que vemos nas pessoas é o que vemos em nós; ou seja, o outro é nosso espelho. Uma vez que se trata de espelho, nossos olhos não devem deformar aquilo que vê.

Explico-me:
Quando apontamos no semelhante certos defeitos (Não todos), mas alguns defeitos, é por que nós também o possuímos. Senão como poderíamos identificar tão facilmente? E justamente porque não gostamos daquilo que vemos, muitas vezes, passamos a não gostar do portador do defeito.
Da mesma forma tendemos a gostar muito das pessoas que possuem as nossas qualidades, isso gera empatia imediata, porque é fácil identificar quando alguém trás dentro de si coisas boas, especialmente as mesmas coisas boas que nós também possuímos.

Porém, existem aquelas pessoas que não estão preparadas pra admirar o bom e o belo. Por quanto tempo uma pessoa medíocre consegue viver ao lado de uma pessoa boa sem que lhe desperte um sentimento de inferioridade, gerando invejas e ciúmes?

Naturalmente não estou generalizando. Existem pessoas medíocres que se tornaram óptimas pessoas no convívio diário com pessoas boas, pois a energia saudável é contagiosa desde que as pessoas se abram para recebê-las. Isso vem provar que as pessoas podem mudar seu jeito de ser, e quem ontem era uma pessoa má, amanhã poderá se tornar uma pessoa exemplar, basta que ela queira.



Como alguém pode apontar o dedo, mostrando os defeitos do semelhante, quando seu próprio dedo está sujo? Antes de julgarmos o semelhante, seja lá quem for, sempre devemos nos questionar: “será que o defeito que ora aponto, também não o possuo?”; “será que não tenho defeitos piores”? “e se tenho defeitos o que posso fazer para melhorar a mim?”” será que julgando duramente meu semelhante estarei contribuindo para a melhoria do meu carácter?” e assim, cada vez que nos questionarmos estaremos colaborando e muito para nos tornarmos cada vez mais, pessoas melhores, e consequentemente mais queridas e rodeada de amigos e pessoas boas....


PENSAMENTO POSITIVO

Pois em verdade vos digo, se tivésseis a fé do tamanho de um grão de mostarda, diríeis a esta montanha: Transporta-te daí para ali e ela se transportaria, e nada vos seria impossível. (S. MATEUS, cap. XVII, vv. 14 a 20.)

Assim como existem leis que governam a química, a física, a mecânica, etc... existem leis que governam o pensamento que nada mais é a chave de nosso destino. É a partir daquilo que pensamos que construímos nosso futuro.

Pensamentos optimistas geram acontecimentos optimistas.
Pensamentos pessimistas geram acontecimentos pessimistas.

Essa é a imutável lei da atracção.
Você se transforma naquilo que pensa.
“Mas como conseguir transformar pensamentos negativos em pensamentos positivos?”
Forçar a mente a ter pensamentos positivos não funciona, já que ninguém consegue pensar coisas boas nos momentos difíceis; isso sem dizer que a nossa mente não funciona na força bruta. A tendência é que soframos um bloqueio toda vez que forçamos nossa mente a aceitar uma ideia nova.

Então como proceder?

A resposta é Substituição.

É agir como agem as crianças em tenra idade. Não lute contra um pensamento negativo, mas substitua-o por algo positivo e simples como uma flor, um jardim, um dia de sol, uma pessoa agradável, ou mesmo Deus, Jesus, Buda, etc. Não questione. Simplesmente pense em algo positivo. O simples fato de mudar de sintonia fará você se sentir melhor.

É como ligar a TV: se o noticiário da noite nos trás notícias ruins (o que sempre ocorre), e isso nos deixa nervosos, basta que mudemos de canal. Não adianta lutar e reclamar contra o noticiário ruim. Quanto mais lutamos contra coisas ruins, mais elas se fazem presentes. O jeito é esquecer que elas existem. Isso vale pra pessoas também.

Se você se deixar dominar por pensamentos menos optimistas em pouco tempo passará a ter crises de depressão, angústia e a única pessoa que poderá te ajudar será o psiquiatra, pois chega uma hora que a só medicação alivia o sofrimento, gerando, muitas vezes dependência.
Nos momentos em que a angústia tentar te dominar, o melhor quer você tem a fazer é seguir a velha receita do “sair pra espairecer”.

“Mas o problema continua”.

Sim, eu não disse que sair resolve o problema; eu quis dizer que quando uma pessoa saí pra espairecer, ou pra visitar pessoas queridas, ou fazer compras, está na verdade SUBSTITUINDO PENSAMENTOS RUINS POR PENSAMENTOS BONS, ou seja, são pensamentos que vão te ajudar a esquecer o negativismo por algum tempo, o que fará com que sua mente clareie, ajudando muitas vezes a encontrar uma saída.
Daí a importância de não falar de problemas. Quanto mais se fala, mais ele se faz presente.
“E porque ele se faz presente?”
Justamente porque ele está sendo abordado, lembrado, muitas vezes ruminado.
A nossa mente só consegue encontrar soluções BOAS estando bem. E pra que esteja bem, se as coisas não estão bem), a única forma é relaxá-la. Só assim, sua mente será capaz de encontrar respostas criativas pra todo tipo de problema.
O controle do pensamento positivo é mais uma questão de hábito do que de conhecimento. Note-se que existem pessoas singelas que estão sempre de bem com a vida, enquanto outras, transpiram erudição e problemas.
Aquele que se acostumou a achar que tudo sempre dá certo, não tem maiores preocupações; ele simplesmente coloca sua canoa no rio e permite que a correnteza o leve, pois sabe que se canoa virar, terá força suficiente para prosseguir a nado.
Outros entretanto, temem o encontro de pequenas pedras no caminho. E passam sua caminhada olhando sempre para baixo, pois temem encontrar pedras que o farão sucumbir. Enquanto procuram desviar-se das pedras imaginárias, perdem a beleza da viagem.
Por isso que Cristo dizia “Bem-Aventurados os simples de coração”.

Pensamento positivo é hábito.
E hábito se adquire com treino
E treino requer paciência.
Note como os desportistas treinam suas mentes para vencer obstáculos. Uma pessoa comum consegue vencer uma maratona, por mais que tenha vontade? NÃO. Pra isso é preciso TREINO. Condicionamento físico e mental. Se, ambos os condicionamentos estiverem em sintonia dentro de si, o atleta tem altas chances de ser campeão. No entanto se ele desanima frente a um adversário, mesmo que seu preparo físico seja excelente, fatalmente será derrotado.

É a prática que leva à perfeição. Portanto TREINE o pensamento positivo. Seja um atleta tentando vencer a si mesmo.

Treinando o pensamento positivo, você não se sentirá melhor no primeiro minuto, no primeiro dia, nem na primeira semana. E isso fará com que muitas pessoas desanimem. É a PRÁTICA CONSTANTE DO PENSAMENTO POSITIVO QUE DÁ RESULTADOS NO MOMENTO EXACTO, geralmente nos momentos que mais precisamos. E como foi dito acima, a prática consiste em substituir o pensamento negativo pelo positivo maquinalmente, sem questionar a razão.

Essa prática, como tudo na vida exige tempo porque se trata de ajustes que são feitos em sua mente. É como derrubar uma casa antiga pra construir uma nova. Durante a reforma, a confusão impera. Mas só depois de pronta é que percebemos o quanto valeu o sacrifício.

"Muitas coisas não ousamos empreender por parecerem difíceis; entretanto, são difíceis porque não ousamos empreendê-las." - SENECA


Nenhum comentário:

Postar um comentário