sábado, 2 de janeiro de 2016

O POLÍCIA QUE ACALMOU O PIOR BAIRRO DE AVEIRO


Conhece as histórias do Bairro de Santiago, em Aveiro, quase de cor. Alberto Gomes, o único polícia de bairro, patrulha a zona mais problemática da cidade há um ano e considera-se "quase um residente". Os moradores agradecem e os conflitos diminuíram.
foto Ricardo Estudante/Global Imagens
"Bom dia, Ti Gomes. Vá, dê cá um beijo!". Madalena, residente do Bairro de Santiago, é a primeira de muitas pessoas que, logo de manhã, abordam Alberto Gomes, o agente da PSP de Aveiro destacado, há cerca de um ano, para o Bairro de Santiago. É o primeiro e único polícia do género em Aveiro.

O local é considerado o mais problemático da cidade, mas Alberto Gomes patrulha as ruas com perícia, sem medo, e tenta estar ao corrente dos problemas dos residentes. Muitos já o vêem como um amigo. "Gosto muito do senhor Gomes", frisa Madalena.

SALOMÉ FILIPE | JN 

Manuel Saraiva
30.01.2012/02:13
O Bairro de Santiago, quando comparado com os verdadeiros bairros sociais/ghetos de Lisboa ou Porto é um Barro "chique", civilizado, e bem integrado. Os problemas de segurança que o afectam são facilmente controláveis e as pessoas que lá moram são sobretudo trabalhadores de baixos recursos. Santiago não é um gheto de minorias étnicas, felizmente. É um bairro pobre, de gente humilde, que está longe do que é um bairro social urbano em termos de crime e insegurança, apesar de os apresentar. 

É preciso mais intervenção policial mas sobretudo social para impedir que se torne no típico bairro incontrolável que pontua a malha urbana das nossas cidades. A localização privilegiada na cidade permite alguma integração social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário