terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

360º - Um susto no aeroporto e duas surpresas no Iowa

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormiaAeroporto de Faro em alerta por ameaça de bomba. A ameaça surgiu às 6h da manhã e a bomba estaria no interior de um avião com 38 passageiros (que foram logo evacuados) estacionado na pista. Foi decretado o "alerta laranja" e as autoridades estiveram três horas de prontidão. Mas, felizmente, parece ter sido só um susto. Continuam as inspecções ao aparelho.

Donald Trump perdeu e Hillary Clinton empatou. O exótico milionário norte-americano, que se estaria a preparar para tomar conta do Partido Republicano, falhou o seu primeiro teste eleitoral, nas primárias que esta madrugada marcaram o arranque das presidenciais. Foi ultrapassado pelo senador texano Ted Cruz, que contou com um apoio forte dos cristãos evangélicos, e tem o terceiro classificado, o senador da Florida Marco Rubio, bem perto. Já no Partido Democrata, Hillary Clinton ficou empatada com Bernie Sanders (no domingo, o João de Almeida Dias escreveu um perfil dele onde perguntava: E se os EUA tivessem um Presidente socialista?). Como o processo eleitoral americano é complicado (muito complicado), fizemos umExplicador para o guiar pelas curvas e contracurvas dos próximos meses.

O que mudou no último dia do mercado do futebol. O Observador esteve em liveblog desde a manhã de segunda-feira até esta madrugada a acompanhar em tempo real todas as movimentações do mercado. O Diogo Pombo resumiu assim o que se passou: "O Sporting com um novo avançado, o FC Porto a livrar-se do Ferrari que estava na garagem e o Benfica a manter-se tranquilo". E há ainda Pep Guardiola no Manchester City.

Marcelo Rebelo de Sousa venceu as eleições presidenciais - em Washington e em Newark. O voto tinha sido adiado por causa da tempestade de neve que paralisou aquela zona dos Estados Unidos e acabou por só acontecer este fim de semana. Segundo os resultados, conhecidos agora, Marcelo ficou à frente e em Newark confirmou-se uma surpresa chamada Tino de Rans.

Informação relevanteÉ uma notícia do Observador: o Orçamento do Estado vai incluir medidas que podem obrigar os bancos a pagarem mais impostos no futuro e que limitam as isenções na tributação de dividendos.

Hoje, há mais críticas ao Governo. O Conselho Económico e Social vai aprovar um parecer sobre as Grandes Opções do Plano para 2016-2019 no qual considera que a proposta fica "bastante aquém" do desejável.

E há ainda uma ameaça. O grupo mexicano que venceu a concessão da Carris e do Metro de Lisboa admite avançar com um processo de indemnização de centenas de milhões de euros contra a reversão decidida pelo governo. A notícia é doEconómico.

Mas, pelo menos, os portugueses parecem estar optimistas. O índice de confiança dos consumidores chegou aos 66 pontos no final de 2015. É o valor mais alto dos últimos anos, mas, apesar disso, ainda estamos abaixo da média europeia.

Em breve, vamos ter um novo ex-Presidente e, tudo indica, novas regras para controlar as despesas de quem sai de Belém. Seguindo uma recomendação do Tribunal de Contas, o Parlamento deve apertar a legislação que regula os gastos dos gabinetes dos antigos chefes de Estado.

Quantos refugiados já chegaram a Portugal? 26 (sim: um "dois" e um "seis"). Com a crise dos migrantes - um negócio que já rende 800 milhões de euros à máfia italiana - a explodir por toda a Europa, o João de Almeida Dias foi falar com Gonçalo Matias, um dos maiores especialistas portugueses no assunto. Conclusão da conversa: "A resposta europeia tem sido lenta e sempre no sentido de deixar os países da linha da frente muito isolados".

Organização Mundial de Saúde declara "emergência de saúde pública. Claro, estamos a falar do zika. Cada dia que passa traz novidades mais preocupantes e a OMS não quer ser acusada de demorar demasiado tempo a tomar decisões. Por isso, agora as medidas de combate vão ser redobradas.
Entretanto, o Presidente das Honduras decretou o "estado de emergência nacional": há 3700 pessoas afetadas pelo zika no país.

O Parlamento português também redobrou as medidas de combate - mas à obesidade infantil. Como conta a Rita Dinis, a Assembleia da República deverá aprovar esta semana alterações ao código da publicidade para restringir anúncios a refrigerantes e alimentos calóricos em certos horários na televisão e em locais junto das escolas.

Outra mudança que deverá vir em breve do Parlamento:os partidos da esquerda, explica a Liliana Valente, estão a preparar uma alteração à lei que vai permitir uma redução do valor das rendas sociais e também a fixação de um valor máximo de esforço que cada família carenciada pode fazer.

Bons resultados na banca. Depois do BPI e do Santander, foi a vez de o BCP apresentar resultados positivos relativos a 2015: um lucro de 235,5 milhões de euros. Confortado pelos bons resultados, o presidente do banco, Nuno Amado, mandou um recado diretamente para São Bento: “Há que cumprir com os compromissos internacionais que temos (...) e há que garantir que se possa manter o rating da DBRS, que é muito importante para todos”. Entendido?

Confuso com uma série de declarações contraditórias, o Edgar Caetano lançou um fact check para perceber quem decidiu, afinal, a resolução do Banif. A conclusão é, digamos, inconclusiva.

Parece que o único obstáculo que resta às árvores na Segunda Circular é plantá-las. O João Pedro Pincha foi assistir ao debate sobre o assunto na Assembleia Municipal de Lisboa e percebeu que já quase não há ninguém contra a iniciativa(com a excepção de Carlos Barbosa, do ACP).

José Pedro Gomes foi internado com uma pneumonia grave. Segundo o Correio da Manhã, o ator estará em coma induzido. Foram canceladas as apresentações do espetáculo "Nome Próprio" marcadas para este mês.

Os nossos EspeciaisO Reino Unido sai ou fica? É uma das grandes dúvidas dos próximos tempos: o referendo à presença britânica na União Europeia pode determinar um "Brexit" de consequências imprevisíveis. A Catarina Falcão falou com a eurodeputada Catherine Bearder, que vai estar a lutar pelo "sim" e que assegura:"Se o primeiro-ministro David Cameron fizer campanha pelo não ficará para a História como um idiota".

Como é que se deve falar com as crianças sobre sexualidade? Sim, a pergunta é difícil (e a resposta ainda mais). Por isso, a Ana Cristina Marques entrevistou a sexóloga Vânia Beliz, coautora do livro A Viagem de Peludim, que acaba de chegar às livrarias.

Notícias surpreendentesComo nunca mais chega a rei, o príncipe Carlos tem aproveitado o tempo livre para pintar. Até agora, os seus quadros já lhe renderam algo como 7,5 milhões de euros. Mas o dinheiro vai todo para a caridade. Nós mostramos algumas das pinturas e, apesar de não estarmos propriamente a falar de Paula Rego, também não é nada que envergonhe, como pode ver aqui.
Quais são as histórias dos lugares abandonados em ruínas mais fantásticos do planeta? A Marta Leite Ferreira conta-as através de uma fotogaleria surpreendente.

Mais surpreendentes ainda são as imagens que mostram a transformação de um agricultor chinês em ícone da moda. Tudo começou porque o neto queria que ele se sentisse "útil e elegante".

E você, como é que se sente? Está bem acordado (como eu) ou dormiu mal? Se está no segundo grupo, então fique a conhecer estas 12 dicas para evitar as insónias.

Seja como for, isto já não são horas de voltar para a cama. Mantenha-se acordado e vá passando pelo Observador. Vamos estar sempre por aqui, a dar-lhe novidades.
Até já!
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2015 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário