"Os municípios de Mira e Vagos submeteram, hoje, uma candidatura conjunta de um milhão de euros ao programa comunitário PO SEUR, com o objectivo de criar um ecocentro que sirva os 40 000 habitantes dos dois concelhos.
Concelhos vizinhos, mas de distritos diferentes, Mira (Coimbra) e Vagos (Aveiro) decidiram avançar com uma candidatura conjunta por “uma questão de escala”, repartindo pelo território dos dois municípios o ecocentro, o ponto intermédio de recolha de resíduos urbanos e um centro interpretativo.
“Trata-se de um projecto de maior importância para os cidadãos dos dois concelhos, que estabelece um exemplo de cooperação entre municípios e que tem como objectivo final melhorar a qualidade de vida de todos”, resume o presidente da Câmara de Mira, Raul Almeida.
Na mesma linha, o líder da Câmara de Vagos, Silvério Regalado, destaca a importância do projecto “para as gerações futuras” e destaca a poupança que o ecocentro representará para os dois municípios na gestão e eliminação dos resíduos urbanos.
Os dois autarcas acreditam que a opção de construção do ecocentro equipado com contentores de grandes dimensões, em Mira, e um ponto de recolha intermédio de menor capacidade, em Vagos, “permitirá obter economias de escala, uma vez que se potenciam os investimentos e se minimizam os custos de recolha, para posterior valorização de resíduos”.
Os contentores existentes nas instalações a executar irão receber, separadamente, os diversos materiais, que depois são recolhidos por operadores licenciados, com vista à sua posterior valorização e reciclagem.
Os recintos serão fechados e o seu acesso será controlado por um funcionário, que terá que gerir todos os resíduos recepcionados, confirmando a sua origem, de modo a garantir uma boa separação. Na recolha em diversas zonas dos dois concelhos serão usadas duas viaturas pesadas e duas carrinhas.
No ecocentro e no ponto de recolha serão aceites resíduos urbanos de plástico, metal, papel, têxteis, vidro, tinteiros e cartão, resíduos de construção e demolição, aparas de relva e resíduos provenientes de podas de árvores, óleos domésticos e, ainda, móveis de grande dimensão, como sofás ou armários, designados como “monstros” ou “monos”.
O Município de Mira pretende que o ecocentro fique localizado num terreno já pertencente à Câmara Municipal, nas imediações dos armazéns municipais, garantindo assim um controlo mais eficaz.
“A localização é a ideal, pois é de certo modo central, ficando perto de todas as freguesias do concelho, dando a toda a população um acesso fácil e rápido”, afirma Raul Almeida.
O ponto de recolha intermédio ficará no centro do concelho de Vagos, na freguesia de Santo André, a cerca de 500 metros do nó da A17 e da EN109, o que permitirá um fácil acesso da população e transporte e posterior para o ecocentro de Mira, dos resíduos aí recolhidos.
Vagos receberá ainda um centro interpretativo, denominado Centro de Educação Ambiental Intermunicipal, a instalar na antiga escola primária de Sanchequias, localizada na freguesia de Santo André de Vagos, que será requalificada e provida com equipamentos que permitam o desenvolvimento de acções de educação e sensibilização ambientais associadas à gestão de resíduos.
O PO SEUR (Programa Operacional Sustentabilidade e Eficiência no Uso de Recursos) é o programa nacional temático dedicado ao Ambiente, no âmbito do Quadro de Referência Estratégico Nacional, que pretende contribuir para a afirmação da Estratégia Europa 2020, especialmente na prioridade de crescimento sustentável, respondendo aos desafios de transição para uma economia de baixo carbono, assente numa utilização mais eficiente de recursos".