terça-feira, 2 de fevereiro de 2016

Cuidados Sem Fim -II Encontro de Cuidados Paliativos ​


O II Encontro de Cuidados Paliativos da Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano decorreu, nos dias 21 e 22 de Janeiro, na sala de conferências do Hospital Dr. José Maria Grande, em Portalegre.
Foram dois dias dedicados aos Cuidados Paliativos com trabalhos duma equipa multidisciplinar, multiregional e una,  no desejo de continuar a defender o direito a cuidados paliativos, que é um direito de todos.
Foram abordados os seguintes temas da área de Cuidados Paliativos:
- o controlo da dor e uso da via subcutânea, em workshops;
- a importância dos Media na divulgação à população em geral e na transmissão às entidades competentes e responsáveis pela Saúde;
- os cuidados paliativos em doenças não oncológicas;
 
- o conceito de doente vs. doença;
- a tomada de consciência que existe um limite para o tratamento e para a cura, mas não para o cuidado;
- como se acumulam nestes casos todos os desafios, aos profissionais, às instituições, a todos.
Por outro lado, foram evidenciadas as necessidades de competências em Cuidados Paliativos, quer pré quer pós graduadas e reforçou-se a necessidade formativa contínua, de base e avançada.
 
Por fim, mas com grande enfâse, abordou-se a vertente domiciliária dos Cuidados Paliativos, com a abordagem de realidades no Norte e Sul do País e reforçou-se a nota de que é necessário implementar, no distrito de Portalegre, os Cuidados Paliativos domiciliários.

O Encontro foi encerrado pelo presidente da Administração Regional de Saúde do Alentejo, e a Equipa da Unidade de Cuidados Paliativos agradeceu a todos os que colaboraram no Encontro como conferencistas, como assistentes e patrocinadores, referindo que contam com todos para o próximo Encontro em Janeiro de 2018.

Enviado por José Rui Rabaça

Nenhum comentário:

Postar um comentário