Rui Manuel Monteiro da Silva. Nascido em Santarém há 38 anos, dispensa maiores apresentações.
Dono de um curriculum invejável, este atleta do Sporting e da Seleção Nacional, que já foi medalha de bronze em 2004, nas Olimpíadas de Atenas, uma vez campeão do mundo e três vezes campeão europeu em pista coberta, esteve em Mira com o seu clube, num mini-estágio que serviu de preparação para os nacionais de corta-mato (curto e longo) que decorrem este sábado em Famalicão e no próximo dia 13, no Algarve.
De forma simpática, Rui Silva acedeu a dar uma pequena entrevista ao Jornal Mira Online, onde falou um pouco sobre a sua carreira que “está próxima do término”, segundo suas próprias palavras.
Afirmando que seus próximos objetivos “são os nacionais de corta-mato, pois são as provas que se seguem”, este atleta de referência no panorama nacional e internacional desta geração do atletismo lusitano, não descura, porém, daquilo que é a sua maior ambição: alcançar a qualificação para os Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro que decorrerão este ano.
Rui Silva diz que “a preparação feita pensando na qualificação é, naturalmente, diferente da que seria se já estivesse conseguida. É preciso chegar ao pico de forma no momento certo”.Alcançando tal desiderato, o campeão, aí sim, irá se "debruçar" sobre os seus maiores adversários (os africanos, pois claro!) naquela que será a sua distância … os 5 mil metros.
Como as Olimpíadas ainda vão longe, Rui Silva fará dos nacionais de corta-mato, antes de mais, “um treino, uma preparação”, mas isto acaba por se cruzar com os “objetivos coletivos do clube e do grupo, que é conseguir vencer os campeonatos”. Indo ainda mais longe, o atleta diz confiar plenamente que se cada um fizer o melhor possível, der o melhor de si, é perfeitamente possível alcançar o objetivo a que todos nos propomos: vencer!”
A última questão que lhe foi colocada era se podia dar alguma recomendação à nova geração do atletismo que vem despontando agora. Com a voz de um líder experiente que é, deixou a seguinte mensagem aos jovens: “Que eles não tenham pressa de chegar aos seus objetivos, que não queiram “queimar etapas”. Muitos cometem erros e acabam por abandonar um desporto para o qual têm aptidões e qualidades suficientes para poder singrar nele. A formação, a aprendizagem, a adaptação muscular… são fases em que é preciso passar! Antes de mais nada desfrutem da modalidade que escolheram praticar, construam um caminho sólido para chegarem a um determinado ponto da carreira e perceberem que os resultados alcançados fazem sentido!”
Palavras do campeão. Palavras do atleta. Palavras do ser humano Rui Silva: alguém que atingiu o topo… colocando na prática o que apregoa a todos!
Mira Online | Fevereiro 27, 2016 às 2:32 pm | Categorias: Repórter Online | URL: http://wp.me/p5tucu-chp