segunda-feira, 25 de abril de 2016

GOVERNO ESPERA RECEBER 9 MIL MILHÕES DE EUROS DOS BANCOS ATÉ 2020


 
O ministro das Finanças, Mário Centeno
O ministro das Finanças, Mário Centeno
O Programa de Estabilidade apresentado pelo governo prevê uma devolução de valores na ordem dos 9 mil milhões de euros, em garantias prestadas pelo Estado aos Bancos, até 2020.
Só do ex-BPN, o Ministério das Finanças conta receber “um total de 2705 milhões de euros dos dois fundos que gerem os activos problemáticos” da instituição”, revela o Dinheiro Vivo.
Já neste ano de 2016, as contas públicas contam com a devolução de 356 milhões daqueles dois Fundos, de acordo com a mesma fonte.
No caso do Novo Banco (que tem uma garantia do Estado de 3500 milhões), o governo conta com “o reembolso de mil milhões durante 2016″ e o resto “até Fevereiro de 2017″, destaca ainda a publicação.
A dívida garantida pelo Estado ao Novo Banco, BPI, CGD, BES e BCP ascendia, no final do ano passado, a 6300 milhões de euros. Além do Novo Banco, as restantes instituições financeiras também vão ressarcir os cofres públicos na totalidade das garantias prestadas até 2020.
Esse é, pelo menos, o plano, conforme se estipula no Programa de Estabilidade, e, caso seja cumprido, será uma ajuda essencial para o equilíbrio das contas de Mário Centeno, ministro das Finanças.
O Dinheiro Vivo apurou que o Estado injectou no ex-BPN, em outros Bancos, em empresas públicas e nas Regiões Autónomas um total de 22,8 mil milhões de euros, até ao final de 2015.
Daqui a cinco anos, conforme estipula o Programa de Estabilidade, o Estado espera ter a haver apenas 9.597 milhões de euros, ou seja, uma redução de 42% – significativa, mas ainda assim arriscadapara as contas públicas.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário