segunda-feira, 25 de abril de 2016

TELEFONAR EM ROAMING VAI FICAR (ALEGADAMENTE) AINDA MAIS BARATO


 
chrisjohnbeckett / Flickr
-
Uma chamada de voz em roaming, a partir de qualquer país da UE, irá custar a partir de 30 de abril, apenas 5 cêntimos por minuto.
A Comissão Europeia voltou a impor uma redução das tarifas de roaming, que vão baixar novamente a partir do fim mês, para chamadas internacionais entre países da União Europeia.
E a partir de 15 de junho, as taxas de roaming na UE vão mesmo acabar de vez – usar o telemóvel em Portugal ou em qualquer outro país europeu vai custar exactamente o mesmo.
Segundo o Dinheiro Vivo, as chamadas de voz a partir de outro país da União Europeia irão custar 5 cêntimos por minuto, as SMS custarão 2 cêntimos cada, e o tráfego internet será taxado a 5 cêntimos por megabyte.
Esta descida dos preços significa uma redução de 75% no custo das chamadas e de 67% no custo dos serviços de dados.
Esta redução de preços, explica o jornal, foi criada por Bruxelas “para obrigar as operadoras de telecomunicações a praticarem preços mais justos entre países”, já que existiam até há pouco “enormes diferenças” nos custos aplicados.
No entanto, as operadoras móveis têm assumido publicamente que “os portugueses vão pagar o fim do roaming na Europa”.
Segundo o presidente da NOS, Miguel Almeidao fim das tarifas de Roaming é “inaceitável”.
Roaming Zero “só vai onerar ainda mais os consumidores”, disse o presidente da NOS em outubro, durante a conferência anual da Anacom, “porque há um custo que tem de ser pago”,
Também a Associação Portuguesa dos Operadores de Comunicações Eletrónicas considerou que a extinção das tarifas irá prejudicar os consumidores portugueses e favorecer os consumidores do Norte da Europa.
A associação destaca que os consumidores dos países do Norte da Europa “tipicamente viajam mais etêm perfis de consumo mais elevados”.
Por isso, com a introdução das novas medidas, “os países com maior afluência turística, como é o caso de Portugal, deverão esperar um aumento acentuado do tráfego realizado pelos clientes estrangeiros em território nacional”.
Parece não ser consensual se o fim das tarifas de roaming irá beneficiar verdadeiramente ou na realidade prejudicar os consumidores nacionais.
Mas parece claro que as operadoras de telecomunicações não estão propriamente satisfeitas com a medida.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário