quarta-feira, 27 de abril de 2016

“Panama papers”. Dados sobre 200 mil empresas divulgados a 9 de Maio

Resultado de imagem para “Panama papers”. Dados sobre 200 mil empresas divulgados a 9 de MaioEscândalo revelou um vasto sistema de evasão fiscal que tem suscitado uma onde choque mundial. A Investigação internacional descobriu bens em paraísos fiscais de 140 políticos, futebolistas ou milionários.
A 9 de Maio o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação (ICIJ) vai divulgar a "maior quantidade informação de sempre" sobre empresas e os seus proprietários em “offshore” no âmbito dos "Panama Papers".
"O banco de dados vai incluir informações sobre mais de 200.000 empresas, fundos, fundos incorporados e fundações em 21 paraísos fiscais desde Hong Kong até ao Nevada, nos Estados Unidos", refere, na sua página na Internet o ICIJ.
A divulgação daquela informação é, segundo o ICIJ, o "próximo passo da investigação que dura há um ano e ainda está em curso" dos "Papéis do Panamá".
O escândalo revelou um vasto sistema de evasão fiscal que tem suscitado uma onde choque mundial e causou a abertura de várias investigações e a demissão do primeiro-ministro da Islândia.
A investigação está a ser feita por uma centena de jornais em todo o mundo a 11,5 milhões de documentos, que revelaram bens em paraísos fiscais de 140 responsáveis políticos ou personalidades públicas.
O conjunto de documentos provém da empresa de advogados panamiana Mossack Fonseca.
Segundo o Consórcio Internacional de Jornalistas de Investigação, que reuniu para este trabalho 370 jornalistas de mais de 70 países, mais de 214.000 entidades “offshore” estão envolvidas em operações financeiras em mais de 200 países e territórios em todo o mundo.
O “Süddeutsche Zeitung”, o segundo jornal mais vendido na Alemanha, foi o ponto de partida para a revelação dos “Panama Papers”. Recebeu de um informador mais de 11 milhões de documentos procedentes do escritório Mossack Fonseca, que colocam em evidência os segredos financeiros de ricos e poderosos de todo o mundo. O jornal liberal compartilhou esta informação com o ICIJ.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário