quarta-feira, 8 de junho de 2016

Especialistas internacionais na área da molinologia visitaram Albergaria-a-Velha


Membros do Conselho Executivo da TIMS – The International Molinological Society estiveram esta manhã em Albergaria-a-Velha no âmbito de um périplo pelos moinhos do norte e centro de Portugal. Após a visita ao Moinho do Porto de Riba, em Soutelo, na Branca, o grupo de 18 elementos veio almoçar ao centro de Albergaria-a-Velha, sendo recebido pelo Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, e pelo Vereador da Cultura e Turismo, Delfim Bismarck.
A TIMS – The International Molinological Society (Sociedade Internacional de Molinologia) é a única organização mundial que estuda e promove os moinhos a uma escala global. Está ativa desde 1965, ano em que o português João Miguel dos Santos Simões utilizou, pela primeira vez, a designação “molinologia” para definir o estudo de moinhos no simpósio internacional.
Atualmente a TIMS é composta por cerca de 500 membros de mais de 30 países.
Em Albergaria-a-Velha estiveram especialistas em moinhos oriundos dos Estados Unidos da América, Grécia, Alemanha, Roménia, Holanda, Inglaterra e Portugal, incluindo o Presidente da TIMS, Willem van Bergen, e o Presidente da Rede Portuguesa de Moinhos, Jorge Miranda.
O moinho de rodízio de Porto de Riba integra a Rota dos Moinhos de Albergaria-a-Velha e é composto por dois casais de mós acionados pelas águas do rio Jardim. Foi adquirido e restaurado pela APPACDM – Associação Portuguesa de Pais e Amigos do Cidadão Deficiente
Mental de Albergaria-a-Velha. Aberto a visitas, o moinho tem sido também palco de várias atividades de promoção do património local. O Concelho tem a maior concentração de moinhos de rodízio da Europa, estando identificados cerca de 350 engenhos.
_________
NB: Enviem-nos as notícias das vossas localidades, os vossos eventos, com textos em Word e imagens em JPG para editorlitoralcentro@gmail.com serão de imediato divulgadas.


J. Carlos

Nenhum comentário:

Postar um comentário