quarta-feira, 8 de junho de 2016

Lusodescendentes orgulhosos com celebração do Dia de Portugal no parlamento do Canadá

O Parlamento Federal canadiano, em Otava, celebrou pela primeira vez na terça-feira o Dia de Portugal, numa cerimónia que deixou "muito orgulhosa a comunidade portuguesa", segundo os deputados lusodescendentes.

Numa iniciativa dos dois deputados luso-canadianos do parlamento, Peter Fonseca (Mississauga Este - Cooksville) e Alexandra Mendes (Brossard - Saint Lambert), que coordenam o Grupo Parlamentar de Amizade Canadá - Portugal, não faltou o fado e a gastronomia lusa.

"Trazer o espírito desta data para o `Parliament Hill` pela primeira vez é um sentimento enorme. No Canadá, temos uma diáspora de mais de 500 mil portugueses e lusodescendentes, alguns dos quais tiveram a hipótese de passar o dia na colina [onde está o parlamento]. Obrigado a todos por tornarem este dia memorável", disse Peter Fonseca, de 50 anos, no Canadá desde 1969.

Também a deputada Alexandra Mendes agradeceu o "contributo prestado pela comunidade portuguesa espalhada pelos quatro cantos do mundo", que vai além "dos copos de vinho e chouriço".

"Esta sim é a grande diáspora a que nos estamos a juntar nestas comemorações, homenageando o seu contributo, dado pelos milhares de portugueses espalhados um pouco por toda a parte", frisou.

O embaixador de Portugal em Otava, José Fernando Moreira da Cunha, revelou que no ano passado "foram comercializados entre o Canadá e Portugal mais de 500 milhões de euros", o que levou ainda a uma maior procura dos canadianos pelo mercado português, quer a nível do turismo quer do investimento de empresas canadianos em Portugal.

"Estou confiante em que as relações económicas continuem a crescer. A entrada em vigor do Acordo Económico e Comercial Global (CETA), entre o Canadá e a União Europeia, que ambos os governos apoiam, vai ter um papel importante nessa matéria", salientou.

O deputado da Assembleia da República, José Cesário (PSD), eleito pelo círculo fora da Europa, também esteve presente e mostrou-se satisfeito pelos "passos importantes que foram dados para o aprofundamento das relações" entre os Portugal e Canadá.

"Esta cerimónia foi importante para o aprofundamento de relações entre ambos os países, fruto do empenhamento dos deputados luso-canadianos, articuladamente com outros deputados canadianos que estavam muito interessados", disse José Cesário.

O Canadá e Portugal estão a assinalar 70 anos do início das relações diplomáticas. Estão programas diversas atividades para o próximo fim de semana relacionadas com a efeméride.

Hoje, será hasteada a bandeira portuguesa junto à câmara de Toronto, numa iniciativa da vereadora Ana Bailão. No Parlamento Provincial (Queens Park), será proclamado o Dia de Portugal, numa iniciativa do ministro das Finanças, Charles Sousa, e da deputada Cristina Martins (Davenport).

Os espetáculos musicais das comemorações em Toronto têm lugar dias 10, 11 e 12 de junho, no Earslcourt Park, no norte de Toronto, e contam nesta edição com Pedro Abrunhosa como cabeça de cartaz.

A parada do Dia de Portugal realiza-se no domingo, às 11:00 (16:00 de Lisboa), na Dundas Street West.

Entretanto, a Aliança de Clubes e Associações Portuguesas do Ontário (ACAPO) anunciou que o sinal identificativo da cidade de Toronto, junto à câmara municipal, na Nathan Philips Square, ficará sinalizado com as cores nacionais, na sexta-feira e sábado, dias 10 e 11 de junho.

Oficialmente, há 429 mil portugueses e lusodescendentes no Canadá (census 2011), mas calcula-se que existam cerca de 550 mil, estando a grande maioria localizada na província do Ontário. Estima-se que entre 60% a 70% sejam de origem açoriana.


Fonte: Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário