quarta-feira, 29 de junho de 2016

Ministério das Finanças garante que resgate não está a ser considerado

Governo reage às declarações de Wolfgang Schäuble, que falou sobre a possibilidade de um resgate.
Em comunicado, o Ministério das Finanças diz que "não está em consideração qualquer novo plano de ajuda financeira a Portugal, ao contrário do que o governante alemão inicialmente terá dito".
Schauble avisou que se Portugal não cumprir as regras europeias, arrisca um novo resgate, mas meia hora antes as agências Reuters e Bloomberg chegaram a citar Schauble com declarações mais graves, de que Portugal precisaria de um novo resgate e que iria tê-lo. Só depois o ministro das Finanças alemão esclareceu aos jornalistas que se trata apenas de uma hipótese, se não cumprir as metas a que está obrigado.
O Comunicado do Ministério das Finanças na íntegra:
"Tendo em conta as declarações do Ministro alemão das finanças, Wolfgang Schäuble, e ainda que tendo sido imediatamente corrigidas pelo próprio, o Ministério das Finanças esclarece que não está em consideração qualquer novo plano de ajuda financeira a Portugal, ao contrário do que o governante alemão inicialmente terá dito.
"O governo continua e continuará focado no cumprimento das metas estabelecidas para retirar Portugal do Procedimento por Défices Excessivos. O mais recente sinal disso são os dados da execução orçamental conhecidos até ao momento. O Ministério das Finanças reitera o empenho do Governo português no cumprimento dos seus compromissos europeus, parlamentares e, acima de tudo, com os portugueses.
"No atual momento que a Europa atravessa o Governo continuará a trabalhar com a serenidade e a responsabilidade que o projeto europeu exige".
Fonte: TSF

Nenhum comentário:

Postar um comentário