sexta-feira, 15 de julho de 2016

ATAQUE COM CAMIÃO FAZ 73 MORTOS NUMA ESPLANADA EM NICE


 



A Promenade des Anglais, em Nice, após o atentado desta quinta-feira
Um ataque com um camião matou pelo menos 73 pessoas e feriu 100 esta quinta-feira, numa esplanada na cidade de Nice, no sul da França, durante as comemorações da Queda da Bastilha, um feriado nacional francês.
Segundo a cadeia de televisão britânica Sky News, o motorista do camião terá sido morto. Um cúmplice do condutor estará em fuga, adianta o jornal francês Le Parisien.
O ataque é um atentado, confirmou a Câmara Municipal da cidade através da sua conta no  Twiter,
Queridos residentes de Nice, o motorista de um camião causou aparentemente dezenas de mortes. Permaneçam de momento em casa. Mais informações brevemente”, escreveu o presidente da Câmara de Nice, Christian Estrosi.
Segundo um jornalista da agência noticiosa da AFP presente no local, o camião atingiu um grupo de pessoas de entre a multidão que estava a assistir a um espectáculo de fogo de artifício durante o feriado Queda da Bastilha, na Promenade des Anglais, um ponto turístico muito popular em Nice.
Vimos pessoas a serem atingidas“, disse o jornalista da AFP, segundo o qual o incidente ocorreu perto do famoso Hotel Negresco.
As imagens televisivas mostram muitas pessoas assustadas a fugir do local.
Vimos pessoas a serem atingidas“, disse o jornalista da AFP, segundo o qual o incidente ocorreu perto do famoso Hotel Negresco.
O camião percorreu a alta velocidade cerca de 100 metros da Promenade des Anglais, antes de se lançar contra a multidão, arrastando tudo à sua frente durante cerca de mais 2km.
Informações não confirmadas apontam para que tenha havido um tiroteio no mesmo local. Segundo a imprensa francesa, o camião estará crivado de balas.
Alguns meios de comunicação adiantam que o ataque será um atentado do Estado Islâmico. Segundo a SIC, circulam já no canal do Daesh no Telegram Messenger mensagens de regozijo de militantes da organização terrorista.
Advertência: os vídeos seguintes contêm imagens chocantes que podem perturbar algumas pessoas.

Hollande regressa a Paris para reunir célula de crise

O Presidente francês, François Hollande, regressou já a Paris, proveniente de Avignon, para se juntar à célula de crise, informou a Presidência francesa.
“O Presidente vai reunir-se com o primeiro-ministro, Manuel Valls, e o ministro do Interior, Bernard Cazeneuve” no Ministério do Interior, informou a Presidência francesa.
O chefe de Estado francês tinha esta quinta-feira afirmado que o estado de emergência declarado após os atentados terroristas de 13 de novembro em Paris iria ser levantado até ao final deste mês, porque houve um reforço da lei de segurança.
ZAP / ABr / Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário