quinta-feira, 29 de setembro de 2016

360º - O Deutsche Bank está em apuros: que impacto tem a crise do gigante alemão em Portugal?

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia
Portugal falhou a final do Mundial de Futsal. Uma derrota por 5-2 com a Argentina (com bolas ao poste e o medo de um resultado ainda mais dilatado) afastou a seleção do jogo do título, que será disputado assim entre argentinos e russos. Portugal joga sábado com o Irão para apurar o terceiro e quarto classificados.

Entraram mais 9.577 alunos na Universidade na 2ª fase.Os números cresceram relativamente a 2015 (mais 1,8%) e as medias subiram em comparação com as da 1ª fase. Portugal tem este ano 45.830 novos estudantes universitários, uma evolução positiva (+1,9%) em relação ao ano passado. E sobram ainda 5.166 vagas para a fase 3.

A candidata de última hora à liderança da ONU, Kristalina Georgieva, vai defender a sua candidatura perante a Assembleia Geral das Nações Unidas na próxima segunda-feira. Ontem, aquele que é visto como um golpe diplomático contra António Guterres foi comentado pelo Presidente e pelo Governo português, mas não pelo próprio. E a anterior candidata búlgara, Irina Bokova, anunciou que não se retira da corrida.

Os fundamentos de Sócrates para pedir o afastamento do juiz Carlos Alexandre já são conhecidosO magistrado é acusado de ter “ódio pessoal” ao ex-primeiro-ministro e de demonstrar “preconceito sobre o mérito da causa”.



Informação relevante

O Deutshe Bank está agitar as preocupações com a banca a nível mundial. Poucos acreditam que possa haver um colapso — que poderia ser catastrófico — do gigante alemão, mas todos estão preparados para grandes mudanças. E que impacto terão essas mudanças em Portugal, onde os problemas dos bancos parecem uma epidemia?

Em dez minutos, os benfiquistas temeram o pior. O Benfica esteve a perder por 4-0 em Nápoles, mas conseguiu reduzir para 4-2 a partida da Liga dos Campeões. Não dá para repetir?, pergunta o Miguel Santos na crónica do jogo.

O primeiro pagamento dos doze F16 vendidos à Roménia já entrou nos cofres do Estado portuguêsEm troca da entrega das chaves dos primeiros seis caças, os romenos pagaram 163,6 milhões. Mas o ministro da Defesa não revela os valores totais do negócio. Nem as contrapartidas.

Ainda não Defesa, os cursos das academias militares estão em risco de não arrancar este ano letivoAs Finanças ainda não autorizaram os 4 milhões de euros necessários para pagar aos militares do 1º ano e os 52 estágios e tirocínios. Pode ser que com a venda dos F16, o problema se resolva.

Base das Lajes chinesa? O alerta vem dos EUA. O congressista lusodescendente Devin Nunes avisou o secretário da Defesa americano que "é provável" que as instalações militares açorianas "acabem na posse do governo chinês". O MNE português, Augusto Santos Silva, encontrou-se com o primeiro-ministro chinês na segunda-feira na ilha Terceira, mas disse que o encontro servia apenas para preparar a visita de António Costa à China e que não tinha “agenda escondida”. Mas os americanos desconfiam.

O Ministério Público fez novas buscas no caso BES e constituiu mais 11 arguidos. Em causa estão crimes de burla qualificada, falsificação de documentos, falsidade informática, fraude fiscal, infidelidade, abuso de confiança, branqueamento de capitais e corrupção no setor privado. Não se conhecem os alvos das buscas, nem os novos nomes agora envolvidos.

Durão Barroso já está a receber reforma antecipada de Bruxelas desde 1 de abril. Os ex-membros da Comissão têm direito a pensões vitalícias a partir dos 65 anos, mas podem pedir a antecipação a partir dos 60. Foi o que fez Barroso que, com uma penalização de 0.7, receberá cerca de 7 mil euros/mês. Que somará ao que recebe na Goldman Sachs.

Em Espanha, o caos instalou-se no PSOE. Uma demissão em bloco no comité executivo deixou ainda mais sozinho Pedro Sánchez. Mas o líder socialista espanhol diz que não se demite, desafiou adversários e manteve a corda esticada dento do partido. Enquanto a situação política se mantém tensa e não há qualquer solução de Governo à vista, da Catalunha chegam más notícias: o presidente do Governo regional, Carles Puigdemont, avança com um referendo sobre a independência em setembro de 2017, com ou sem o aval do Estado espanhol.

Numa decisão surpreendente, a OPEP decidiu limitar a produção de petróleo. Resultado imediato: a subida do preço do crude. Há quem aplauda: como Angola e Rússia.

Não há dúvidas: o voo Mh17 foi abatido com ajuda da Rússia.  O avião que voava de Amesterdão para o Kuala Lumpur em julho de 2014 foi derrubado pelos separatistas ucranianos pró-russos, com um o sistema de misseis terra-ar que lhe foi enviado pelos Rússia. Morreram 298 pessoas. 

Os nossos Especiais

Passaram ontem precisamente dois anos das primárias no PS. Foi tempo suficiente para que o segurismo se desintegrasse: há gente zangada, outros no Governo com Costa, alguns simplesmente em silêncio. O Rui Pedro Antunes foi perceber como o segurismo vê agora Costa, 24 meses depois do assalto à liderança.
Ainda na política, António Costa tem não dois amores, mas duas obsessões: o défice e o crescimento. PSD e CDS têm acusado o primeiro-ministro de ter "enfiado" o crescimento na gaveta e de viver agora "obcecado com o défice", a única salvação em Bruxelas. Mas os socialistas refutam a tese. Só que, como escreve o Miguel Santos, com mais ou menos “obsessão”, só pode haver vida para além do défice, com crescimento económico. E este é muito, demasiado, ténue. O tema foi a debate ontem no Parlamento e a guerra dos números até esbateu ideologias, como contam a Rita Dinis e o Rui Pedro Antunes: o duelo, imagine-se, foi entre a esquerda do défice e a direita do investimento público.



Notícias surpreendentes

Jón Kalman Stefánsson é hoje um dos grandes nomes da literatura europeiaO islandês, fã de Saramago, viajou até Portugal a propósito do FOLIO. A Rita Cipriano entrevistou-o.

No Porto, vem aí a exposição de que toda a gente fala, a dos Mirós. Depois de leilões marcados em Londres, providências cautelares do Ministério Público e debates acesos, as 85 obras do pintor catalão ficam em Portugal. “Joan Miró: Materialidade e Metamorfose” inaugura em Serralves sexta-feira, com direito às presenças de António Costa, Marcelo Rebelo de Sousa e até Mariano Rajoy. Mas a Sara Otto Coelho já foi espreitar antes de toda a gente, as 85 obras que valem tantos milhões como valeram discussões.

No cinema, hoje é dia de estreiasE aí está o novo de Tim Burton, “A Casa de Miss Peregrine para Crianças Peculiares”, a primeira adaptação de uma série de livros para adolescentes encomendada ao realizador. O Eurico de Barros dá-lhe três estrelas. E outras sugestões

Lembra-se da fobia com os BlackBerry? Quando todos queriam o telemóvel (seguro) que Obama era obrigado a usar? Pois é passado. A marca vai deixar de fabricar telemóveis para se dedicar apenas ao software.

O espião que salvou o dia D é uma das histórias reveladas ontem pelos serviços secretos britânicos, que desclassificaram vários segredos da II Guerra Mundial. 'Garbo', um espião (duplo) inglês que começou a carreira em Lisboa, teve de enganar a mulher para que o desembarque na Normandoa acontecesse como hoje o conhecemos.

Brigitte Bardot festejou ontem 82 anos. A mulher que Deus criou e que o homem levou à fama mundial foi a "primeira mulher moderna" e uma atriz antes do tempo. A vida e a carreira em imagens.

Outras imagens. Fotos históricas que ganham nova vida quando passam de preto e branco a cores. Como estas 20 que passaram a revelar histórias ainda mais arrepiantes quando Marina Amaral as tirou da sombra e lhes deu cor no computador.

Como pode ver, no Observador damos-he novos olhares sobre a História, mas também sobre o presente. Vá passando por cá para ficar a par de toda a atualidade, a cores e a preto e branco. Até porque, prepare-se, esta sexta-feira vai ser noite de Lua Negra.

Até lá, tenha mais um dia feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário