quarta-feira, 12 de outubro de 2016

360º - Orçamento: o que se sabe, o que falta saber e o que já se sabia; e a caça ao perigoso assaltante que mantém aldeias cercadas em S. Pedro do Sul

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... continua em fuga o principal suspeito da morte de um GNR e de um civil depois de um tiroteio em Aguiar da Beira. A polícia montou uma verdadeira caça ao homem que considera "perigoso". Há estradas cortadas, caminhos bloqueados e aldeias cercadas junto a S. Pedro do Sul, onde as pessoas foram aconselhadas a ficar em casa de portas e janelas fechadas. Pedro Dias, 44 anos, piloto de aviões, e um outro cúmplice foram surpreendidos por dois GNR num assalto. Mataram um dos militares e feriram o outro. O primeiro foi colocado na bagageira do carro patrulha, o segundo atado a uma árvore. Mais tarde foi encontrado também um casal baleado atrás de um arvoredo: o homem morreu, a mulher está em estado grave. Na fuga, mais um GNR foi baleado, mas já teve alta. Uma história que vamos continuar a acompanhar com todos os detalhes. 

Duas notícias de Educação. O Governo quer reduzir os currículos escolares, definindo "o que é essencial o aluno aprender", mas sem alterar os programas, segundo diz o secretário de Estado ao DN. Já o Público avança que as escolas vão ser obrigadas a proteger os dados dos alunos e não poderão mostrar fotos ou informações em sites abertos.

Em vésperas de Orçamento (já lá vou), o economista Vítor Bento deixa alertas. Acha que há um risco na subida de pensões, diz que nunca viu política mais agressiva contra o investimento como a atual e compara Portugal a uma "frágil casa de palha". A entrevista é da RR.

 

Informação relevante
(Então vamos lá) Orçamento, e mais Orçamento e ainda mais Orçamento. Será o tema dos próximos dias. Já se conhecem muitas medidas, mas falta saber como serão concretizadas. Aumento de pensões e fim (total ou parcial) da sobretaxa de IRS são as que estão a gerar mais discussão política. Os impostos sobre património e bebidas açucaradas vão mesmo avançar. Está tudo explicado neste trabalho do Nuno André Martins e do Miguel Santos: o que já se sabe do Orçamento, o que falta saber (e o que já se sabia).

De ontem e desta manhã ficam ainda algumas notas:


O Conselho de Finanças Públicas mantém contudo que o Governo vai falhar a meta do défice, ainda que por pouco. A culpa para o (constante) pessimismo em sentido contrário ao (irritante) otimismo governamental é da descida do IVA na restauração, do impacto das 35 horas e da conjuntura internacional.

E os (famosos) mercados, será que se importam com o Orçamento português? O OE pode ser uma "oportunidade para ganhar credibilidade", mas é para o rating e para o BCE que todos olham, dizem os investidores ouvidos pelo Edgar Caetano.

E não é só o País que discute o seu Orçamento. Lisboa também. A autarquia apresenta esta quarta-feira o OE municipal para o próximo ano. São quase 776 milhões de euros, mais 52 milhões do que o aprovado para 2016.

Parece ser um grande ataque ao mercado dos seguros de saúde. Os supermercados Continente, da Sonae, vão avançar com um plano de saúde gratuito para os clientes que façam compras de determinado valor nas suas lojas

António Costa volta hoje da China com uma boa nova.Os voos diretos de Lisboa para Pequim começam já em junho do próximo ano com um frequência de três a quatro vezes por semana.

Mais um recurso de Sócrates, mais um chumbo. O Tribunal da Relação recusou o pedido de afastamento do juiz Carlos Alexandre do processo em que o ex-primeiro-ministro é o principal suspeito. Tribunal diz que a defesa de José Sócrates não conseguiu provar que o juiz é parcial.

Sócrates que apresentará, na próxima semana, o seu novo livro. Tem 160 páginas, começou a ser escrito na prisão e chama-se “O dom profano – Considerações sobre o carisma”. A apresentação está marcada para dia 28.

A nova campanha da JSD está a gerar polémica"Foi nisto que votou?" já levou a ameaças de processos judiciais devido ao uso de figuras do comunismo, como Lenine e Estaline, contra o Governo. Agora, um vídeo humorístico, o Che Guevara anti 'geringonça' a falar de ricos e pobres, promete por mais lenha na fogueira.

No futebol, mais uma goleada de PortugalA seleção sub-21 ganhou ao Liechtenstein por 7-1 no fecho da qualificação para o Europeu.

Em Espanha, será desta? O rei Felipe VI marcou audições com os partidos para 24 e 25 de outubro para escolher quem indigita para formar Governo, o que obrigará o PSOE a tomar uma posição. Em crise interna, os socialistas vão ter de dizer se se abstêm, e viabilizam o Governo do PP de Rajoy, ou se votam contra, e levam o país para as terceiras eleições num ano.

É o novo programa espacial americano: Barack Obama quer humanos em Marte em 2030. O ainda presidente dos EUA revelou, num artigo de opinião publicado na CNN, que a NASA está a trabalhar com os privados para levar humanos ao planeta vermelho dentro de pouco mais de dez anos.



Os nossos Especiais
Há quem se ache o melhor escritor do mundo porque sim. Há quem até se ache escritor. E há Mia Couto. Ele que se pode considerar muito mais que escritor, tem no entanto as suas ambições controladas e os pés assentes na terra. A um dia de ser conhecido o Nobel da Literatura, o moçambicano, tantas vezes apontado ao prémio máximo da Academia sueca, limita-se a constatar: "Ganhar o Nobel é inverosímel e fora de contexto". O retrato de um homem simples, nesta entrevista da Rita Silva Freire.

Ainda na literatura, Alberto Manguel tem um novo livro. Sobre livros. Ou melhor, sobre bibliotecas. Borges perdido entre páginas, as lombadas falsas coleccionadas por Charles Dickens e a diferença entre estantes reais e as que são imaginadas. Está tudo n' "A Biblioteca à Noite" do autor argentino, de que o Observador pré publica um capítulo.
 
 

Notícias surpreendentes

Uma onda de avistamentos de palhaços assustadores tem dominado as atenções nos EUA. E trouxe à memória o caso de um mass murder do final dos anos 70: Pogo, o palhaço assassino. Entre 1972 e 1978, John Wayne Gacy matou pelo menos 33 pessoas. As vítimas eram todas do sexo masculino. Uma história arrepiante, lembrada pela Marta Leite Ferreira.

Já a história de Nujeen Musafa é uma odisseia com final feliz. Esta jovem síria fugiu da guerra, atravessou a Europa e chegou à Alemanha. Seria apenas mais um caso de refugiados igual a tantos e tantos outros não fosse o facto de Nujeen ter paralisia cerebral e estar numa cadeira de rodas. E de ter sido, literalmente, empurrada Europa fora pela sua irmã.

Estão na moda e são cada vez mais luxuosos. Acabam de ser eleitos os dez melhores hostels da Europa. E, sim, há um português. Fica no Porto.

Depois da Moda Lisboa, o Portugal Fashion. Entre hoje e sábado, há uma boa dose de desfiles em Lisboa e no Porto, do Pavilhão de Portugal à Alfândega, com um dia aberto ao público.Fica o guia.

A partir de 2020, o Real Madrid terá um estádio completamente renovado. Custará 400 milhões, não é o projeto original desejado pelo clube de Ronaldo que até previa um hotel de luxo, mas inclui centro comercial com bares e restaurantes, uma cobertura retrátil e ecrã 360º à volta. Ora veja como vai ficar o Santiago Bernabéu.

Observador renova-se a cada minuto, com novas notícias, informação útil, histórias curiosas. É só ir passando por cá para ficar a par de toda a atualidade. Estamos à distância de um clique.

Um bom dia, feliz e produtivo
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2016 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário