Nota de Imprensa da Junta de Freguesia da Praia de Mira
"No passado dia 8 de Outubro, os elementos da Junta de Freguesia da Praia de Mira e a família de Américo Tarralheiro organizaram uma Homenagem ao “Ameriquito”. Esta iniciativa teve o intuito de prestar homenagem a este Homem, mas não esqueceu toda a comunidade da Praia de Mira e todos os pescadores que perderam a vida no mar e suas famílias.
O Presidente da Junta de Freguesia da Praia de Mira, Francisco Reigota, explicou o sentido da cerimónia, relembrou as homenagens feitas no passado e afirmou que pretende fazer outra homenagem (a curto prazo) a todos os que um dia partiram… Segundo ele, “Esta é uma homenagem ao Ameriquito, no entanto é também uma homenagem à Praia de Mira, a todos os pescadores e profissionais que trabalham no mar e especialmente a todos aqueles que um dia lá perderam a vida e às suas famílias. Infelizmente situações similares já aconteceram, preferíamos que elas nunca tivessem acontecido, contudo devemos ter memória e homenagens desta natureza são a prova do nosso respeito. E não pudemos esquecer que esta aconteceu durante o nosso mandato.”
Referiu ainda homenagens feitas anteriormente: “A Estátua do Pescador inaugurada em 1998 é (certamente) o monumento mais marcante e que presta a mais bela homenagem à nossa Terra e às nossas Gentes. Também no dia 25 de Abril de 2015 foi prestada uma homenagem (pela Junta de Freguesia) com a colocação de uma placa com o seguinte texto: Liberdade, Justiça…Sacrifício, Coragem, Memória…A mais digna e sentida homenagem a todos os Homens do Mar da Praia de Mira e a todos aqueles que um dia partiram…O nosso respeito e a nossa gratidão.
dsc_0011
Tendo completado um ano do trágico acidente, à entrada da barra do porto da Figueira da Foz, com a embarcação “Olivia Ribau”, que vitimou cinco membros, um dos quais natural da Praia de Mira, as gentes desta localidade não deixaram passar a data sem a assinalar. Assim, durante a tarde de sábado no Centro Cultural da Praia de Mira realizou-se esta cerimónia tendo contado com os seguintes intervenientes: Francisco Reigota, Alcino Clemente, Membros da Marcha da Vila Maria, Manuel Gabriel (Manelito), Grupo Folclórico do Poço da Cruz, Grupo Coral da Igreja da Praia de Mira, Francisco Cardoso e Nélson Maltez. Após o encerramento da cerimónia muitos foram os que se dirigiram ao cemitério da Praia de Mira onde foi colocada uma coroa de flores na sepultura.
Esta tarde vai ficar na memória de todos os que nela participaram, pois viveram-se momentos genuínos, verdadeiros e com grande significado e sentimento. Como escreve o poeta Raúl Brandão: “A VIDA AQUI NÃO É UMA MENTIRA. E TODOS OS DIAS A ARRISCAM…SOB A ABÓBADA DO CÉU…COM DEUS E O MAR…”
Junta de Freguesia da Praia de Mira"