domingo, 13 de novembro de 2016

AUTENTICIDADE E TRANSPARÊNCIA


É muito raro nos depararmos com pessoas que falam o que pensam, e que demonstram o que sentem, sem constrangimentos. Pessoas assim quase não mais existem!
A impressão que temos é que a maioria age de forma teatral, apenas para satisfazer o interesse de outros, e assim não se incomodar.
FotoIludem-se, e são iludidos.  E são falsos... Falsos como nota de três reais!
Há falta de autenticidade nas pessoas. Há falta de transparência naqueles que nos cercam. Elas dizem o que os outros querem ouvir, e frequentemente não dizem o que os outros precisam ouvir... Tudo para não se incomodar... Para não sair de sua zona de conforto... Assim é nosso mundo contemporâneo.
Em Lucas, capítulo 19, lemos sobre a salvação de Zaqueu, o chefe dos publicanos, homem rico e de baixa estatura, que ansiava ter um contato com Jesus. Ele queria muito vê-lo... Se possível tocá-lo.
Com pequena altura, a multidão impedia Zaqueu de ver Jesus, daí correu adiante da massa de pessoas e subiu numa figueira para melhor contemplar Jesus, o qual passaria por ali em poucos instantes.
Em hebraico o nome Zaqueu significa justo, e ele não era um simples cobrador de impostos. Era sim, um gerente geral das arrecadações de tributos de Jericó, e ganhava um percentual sobre o trabalho de todos os demais publicanos daquele distrito, uma região rica e próspera, e de terras mui férteis.
E havia um grande desejo no coração de Zaqueu, e enorme curiosidade de ver Jesus, uma curiosidade muito diferente da incredulidade de muitas pessoas que integravam aquela multidão que acompanhava o Filho de Deus.
Ora, Jesus sabia muito bem quem era Zaqueu, e se aquele cobrador de impostos queria vê-lo, Jesus queria estar onde o coração de Zaqueu estava. 
E Zaqueu, bem acomodado no alto daquela figueira, ficou estarrecido e deveras surpreso, quando o Mestre olhou para o alto e lhe disse: “Zaqueu, desce depressa porque preciso ficar hoje em sua casa.”
No mesmo instante Zaqueu desceu, e apressado o recebeu com a maior alegria. Jesus em sua própria casa... Que alegria para ele... Quanta honra!
Prezado leitor, Deus é apaixonado por família; e Ele quer lares em paz e em harmonia... E as nossas casas nem sempre estão preparadas para receber visitas inesperadas, não é mesmo?
A família é um maravilhoso projeto de Deus, e é uma Instituição tão sagrada quanto a própria Igreja... E Deus ama estar dentro de nossos lares, compartilhando as nossas intimidades e as nossas alegrias... 
Porém, o nosso pior lado muitas vezes se revela dentro de casa. É na intimidade do lar que mostramos quem somos de fato. É ali que retiramos as nossas máscaras.
É muito provável que essa tenha sido a principal razão da visita de Jesus a casa de Zaqueu; uma casa que aparentemente não tinha problemas.
Não tinha problemas? Pois sim...
O problema da casa de Zaqueu é que ele era ladrão! Um ladrão contumaz!
Assim, quando sua esposa ou seus filhos saíam à rua, eles eram criticados e muito mal vistos pela população de Jericó. Onde quer que fossem eram humilhados e ofendidos publicamente, pois o povo sabia que o imposto cobrado era acima daquele exigido pelas autoridades.
E para piorar, eles não eram judeus. A família de Zaqueu era dos gentios e, portanto, hereges. Então, vivia um drama, todos os dias...
E, diante de Jesus, o chefe dos publicanos reconheceu que roubava na cobrança dos impostos da população, (por isso o detestavam), e os erros dos chefes de famílias se refletem sobre todos os membros dessa família, de sorte que as zombarias e as chacotas eram sofridas por cada um deles... E isso, certamente não é fácil de suportar.
Reflita sobre qual é o problema no seio de sua família, prezado leitor? Como esse problema que você gera, afeta a vida de seu cônjuge e de seus filhos?
Certamente, Zaqueu estava farto de viver sendo diariamente humilhado pela população, por isso, sem hesitar, ele disse a Jesus: “O problema aqui em minha casa, sou eu. Eu sou um ladrão e há dinheiro sobrando aqui. É um dinheiro que não nos pertence.”
É necessário que reflitamos sobre o nosso procedimento no íntimo de nossa casa. Será que o problema sou eu? O que eu tenho feito que porventura possa desestruturar a estabilidade e a harmonia de meu lar?
Em Lucas 19 : 8, Zaqueu reconhece que rouba e se compromete a devolver o que roubou, na frente de uma multidão de pessoas. E diante dessa declaração, Jesus lhe disse: “Hoje houve salvação nesta casa, pois este homem também é filho de Abraão.”
A salvação entrará quando houver mudança de atitude! São mudanças comportamentais que irão trazer os familiares à Igreja. Nós precisamos ousar fazer as coisas de forma diferente. De forma correta!
Jesus quer estar também em sua casa... E Ele quer abençoar todos os membros de sua família... Mas, é preciso terminar as transgressões... É preciso parar de enganar...
E Zaqueu mudou tudo em sua casa... Acabou a extorsão aos pagadores de impostos... Daí a grana ficou mais curta e eles precisaram administrar com mais rigor os seus gastos... Mas houve paz e harmonia naquele lar...
E quando saíam as ruas não eram mais humilhados por ninguém... Que maravilha...
A visita de Jesus mudou tudo... Zaqueu sabia que precisava tomar uma atitude...
Mude você também... Comece convidando Jesus a visitar a sua casa... E seja sempre autêntico, sempre transparente... Nunca aparente aquilo que você não é... E consagre todo o seu trabalho a Deus...
Sua vida será um oásis no deserto...

João António Pagliosa
Curitiba, 12 de novembro de 2016.
Este artigo foi redigido com base na ministração da pastora Karina Minoru, na Igreja Nova Jerusalém, de Rio Branco do Sul, em 06 de novembro de 2016. 


Nenhum comentário:

Postar um comentário