domingo, 20 de novembro de 2016

BCP já é chinês

Resultado de imagem para BCP já é chinês
Está fechado o negócio. A Fosun é a partir de hoje acionista do Millennium BCP. Os chineses ficam com 16,7% do banco, num negócio de 175 milhões de euros.
É uma tendência cada vez mais evidente no setor financeiro português. O dinheiro que falta em Portugal ou na Europa, sobra na China. Não admira, por isso, que o maior banco privado português esteja prestes a passar para mãos chinesas.
Para já, a Fosun, fica apenas com 16,7% do banco mas o objetivo é chegar aos 30. Quando lá chegar só eles, os chineses, é que podem mandar no banco.
Para isso, é preciso alterar os estatutos e passar o limite de votos dos atuais 20 para os 30%. Ou seja, as decisões estratégicas no BCP só podem ser bloqueadas por quem tiver esta percentagem do capital.
Para esta segunda-feira está marcada uma nova assembleia geral, a segunda, no espaço de duas semanas com apenas este ponto na agenda.
A última foi adiada porque a Sonangol, atualmente o maior acionista do BCP, não quer ficar para trás e quer acompanhar os chineses da Fosun no aumento da participação que tem no banco.
Para isso precisa da autorização do Banco Central Europeu, o que faz com que haja neste momento uma espécie de braço de ferro entre acionistas do BCP.
A Sonangol não aceita a alteração do limite de votos se não puder aumentar a participação que tem no banco.
Assim, a assembleia geral desta segunda-feira vai voltar a ser adiada, desta vez, para 19 de dezembro.
Com esta entrada da Fosun no BCP, decidida por unanimidade pelos acionistas do banco, os chineses ficam impedidos durante 3 anos de vender qualquer ação.
O BCP ainda tem, neste momento, 750 milhões de euros para pagar ao Estado até junho do próximo ano e mais de 1.000 milhões de euros de imparidades reconhecidas. Dinheiro que pode ter que vir de um aumento de capital.

TSF

Comentário: este mísero País vende tudo e de tudo, até a nossa dignidade e identidade a troco de nada, ou de uns patacos. Que mal fez o meu País para já não  pertencer aos seus cidadãos ditos portugueses?

Ler noticias como esta deixa incomodado, desgostoso, profundamente magoado. Os banqueiros que destruíram os bancos, nem um está a pagar pelo que fez, a prisão só serve para o cidadão pelintra, que vive à conta de sopa confeccionada numa cozinha social qualquer neste País, que surgiram como cogumelos.

Se me fosse permitido escrever aqui o que me vai na alma!

J. Carlos


Nenhum comentário:

Postar um comentário