sábado, 12 de novembro de 2016

HÁ UM “LAGO” ESCONDIDO DEBAIXO DE UM VULCÃO NA BOLÍVIA


 
Vulcão Cerro Uturuncu na Bolívia
Vulcão Cerro Uturuncu na Bolívia
O vulcão Cerro Uturuncu, localizado na Bolívia, esconde debaixo da sua base, junto à crosta da Terra, água suficiente para encher um lago de dimensões generosas e que pode provocar erupções vulcânicas.
A descoberta feita por cientistas é surpreendente porque estamos a falar de uma “incrível quantidade de água presa na rocha derretida por baixo do vulcão”, conta o Live Science.
“É provavelmente cerca de duas vezes mais água do que seria de esperar“, refere o investigador da Universidade de Bristol, no Reino Unido, Jon Blundy, em declarações à publicação.
Blundy esteve envolvido na descoberta, que é detalhada num artigo publicado no jornal Earth and Planetary Science Letters, e explica ao site que o “lago” debaixo do vulcão foi encontrado quando investigavam o facto de o solo em seu redor se estar a deformar, com base em dados de satélite.
Foi após a realização de medições sísmicas da crosta debaixo do vulcão que acabaram por detectar a “anomalia”, a cerca de 15 quilómetros abaixo da base do vulcão.
“A água é cerca de 25% da rocha derretida”, destaca o Live Science, sublinhando que terá um volume total de cerca de 500.000 quilómetros cúbicos e que é suficiente para encher o Lago Superior na América do Norte.
“Esta anomalia tem um volume de 1,5 milhões de quilómetros cúbicos ou mais e caracteriza-se pelas reduzidas velocidades das ondas sísmicas e pela condutividade eléctrica aumentada. Isto indica a presença de rocha derretida”, explica Blundy, citado pelo jornal inglês Daily Mail.
“A rocha não está totalmente derretida, mas apenas parcialmente. Só cerca de 10% a 20% da rocha é de facto líquida; o resto é sólida”, acrescenta o investigador, frisando que a mistura dissolve-se graças à pressão sob a superfície da Terra.
“O silicato fundido só pode dissolver a água a altas pressões; a pressões baixas esta água sai da solução e forma bolhas“, aponta ainda Blundy, frisando que “estas bolhas podem provocar erupções vulcânicas“.
Estudar como esse fenómeno ocorre, e que pode não ser exclusivo do vulcão boliviano, havendo também água escondida debaixo de outras regiões vulcânicas, pode ajudar a melhor prever as erupções, sublinha a equipa de investigação.
ZAP

Nenhum comentário:

Postar um comentário