quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Os serviços públicos vão deixar as cartas (& a CGD, segundo Faria de Oliveira)

Enquanto dormia
 
David Dinis, Director do Público
17 DE NOVEMBRO DE 2016
 


Bom dia, 
As Filipinas ameaçaram sair do TPI (como a Rússia). O Presidente Duterte, acusado de recorrer a “esquadrões da morte” para combater a toxicodependência, justificou a ameaça com as críticas dos países do Ocidente à forma como tem combatido a droga. Ontem foi o dia em Putin pôs a Rússia fora do Tratado.
Hillary Clinton reapareceu, reconhecendo que passou uma semana muito difícil. "A única coisa que queria fazer era enroscar-me com um livro e os meus cães". A senadora prometeu "continuar a lutar" por uma América inclusiva.
Leonard Cohen morreu durante o sono, depois de uma queda. “Foi repentina, inesperada e pacífica”, contou o agente de longa data do cantor.
Luís Filipe Vieira vai recorrer da suspensão. A última polémica do futebol nacional dá conta de 60 dias de penalização para o presidente do Benfica e da sua contestação à medida. Tudo por causa dos árbitros.
Futebol 3 - modalidades 2. Os prémios atribuídos aos desportistas do ano passaram pela selecção, mas foram também para Telma e Pimenta.

As três notícias do dia

1. O Estado vai alargar as notificações por email. O Conselho de Ministros aprova hoje uma plataforma digital que vai permitir aos cidadãos trocar as notificações por carta por um simples email. A partir de meio do próximo ano, os serviços como a Segurança Social terão que aderir à plataforma. A São José Almeida falou com a secretária de Estado responsável pelo projecto e conta-lhe aqui os detalhes (com uma nota de correcção, face ao que temos no papel: os tribunais, tendo autonomia, não entram para já no projecto).
2. A água é mais cara para quem tem filhos. Um estudo da Associação Portuguesa de Famílias Numerosas indica que, em quase todo o país, os agregados maiores pagam mais, por pessoa, do que um morador isolado. A notícia faz a manchete do JN.
3. Faria de Oliveira sugere marcha-atrás a António Domingues. Na entrevista Público/Renascença, o presidente da Associação Portuguesa de Bancos diz que é preciso uma "decisão final" na polémica da Caixa, até porque "o ruído está a prejudicar todo o sistema bancário". Confirma que houve um acordo com o Governo para que a nova administração não entregasse as declarações no TC, mas acrescenta um conselho: "Quem foi convidado, em certas circunstâncias, deve adaptar-se aos termos da lei" (a ler, aqui).

Ainda sobre a Caixa, recordo-lhe que hoje há reunião da administração da CGD - mas acrescentando que não deve ser decisiva no processo. Domingues já marcou nova reunião para Dezembro e deve limitar-se a explicar, para já, ao TC a decisão de não enviar as declarações. O impasse deve, assim, continuar - e até a Comissão Europeia já admite estar "em contacto" com o Governo sobre o tema (sem adiantar ao Negócios se há atrasos na recapitalização). Em paralelo, a Sábado conta hoje que um dos juízes novos do Constitucional também não entregou a sua declaração de rendimentos.

Outras notícias, em síntese

O PSD faz pressão para aumentar pensões mínimas. O partido está a preparar uma proposta sobre o tema para o OE 2017, isto enquanto o PCP ainda tenta forçar o Governo a um aumento extra (via DN). O que já é sabido do PSD é que voltará a levar a votos uma comissão para estudar os riscos da Segurança Social, propondo que passe a ser o INE a tratar e revelar dados sobre o sistema (e não o Governo). A notícia é da Sofia Rodrigues.
As refeições escolares vão voltar a ser dedutíveis no IRS, anuncia o Negócios. Este sim, é um ponto fechado no Orçamento.
Marcelo foi vender os resultados de Centeno a LondresAconteceu em Downing Street 10, com Theresa May, e num almoço com investidores, antes disso. Calhou bem: foi no dia em que a Comissão desistiu das sanções e elogiou Portugal, contrariando Schauble. Quanto às relações com o Reino Unido, Marcelo diz que serão "as melhores que for possível", explica a Leonete Botelho, que está a acompanhar o Presidente.
A reabertura dos tribunais ainda vai demorar. A ministra só na próxima semana relança o processo, que ainda terá um processo legislativo à frente.
A identificação dos contratos a prazo no Estado também (vai demorar). O Governo decidiu incluir todos os precários no estudo sobre... os precários. Só não se percebe porque já não estavam lá.
A próxima batalha dos sindicatos já está escolhida: eles rejeitam que o descongelamento da progressão na carreira seja feito de forma gradual, como o Governo pretende fazer em 2018.
A greve na Saúde vai manter-se sine die. Os técnicos de diagnóstico e terapêutica não desistem até terem respostas do Governo.
Os maços de tabaco podem “perder” as marcas. No dia mundial do não fumador, especialistas defendem (e a DGS estuda) que Portugal deve avançar para embalagens neutras como recomenda a Organização Mundial de Saúde. Fumadores consomem 16 cigarros por dia e imposto rende ao Estado 1,5 mil milhões por ano. O trabalho é da Alexandra Campos e da Romana Borja-Santos.

Boas leituras para si

Como António Guterres quer prevenir conflitos. A Sofia Lorena esteve em Madrid, com o próximo secretário-geral da ONU, e conta-nos como o português evitou a palavra "Trump", explicando o que quer fazer a partir de Janeiro.
A direita portuguesa entusiasmou-se com Trump? Hoje, aqui no PÚBLICO, Francisco Assis escreve sobre o assunto, partindo de uma premissa: Não deixa de ser curioso verificar como uma parte significativa da inteligenzia da direita portuguesa aderiu com inusitado e imprevisto entusiasmo à vitória do senhor Trump". O artigo está aqui.
Marcello, visto dos trópicos (mas é o outro). António Araújo leu a nova biografia de Marcello Caetano e deu-lhe nota positiva: será "interessante para o grande público"

Hoje acontece

Marcelo continuará por Londres, visitando a exposição de Paula Rego.
Obama passa por Berlim, na sua última paragem pela Europa enquanto presidente dos EUA.
O Sporting recebe o Praiense, num jogo para a Taça de Portugal - uma eliminatória cujo ponto alto é o Benfica-Marítimo, este sábado.

Só mais um minuto

Alto e pára o baile, take 1Valter Hugo Mãe cantou fado a cappella para Jô Soares. O escritor português fez uma coisa “bem maluca, mais maluca do que devia ser”.
Take 2o Vasco Câmara deu 4 estrelas a um filme - que estreia hoje. O feliz contemplado é este e tem Isabelle Huppert no cartaz, ela que nos disse isto (entre outras coisas) numa belíssima entrevista: "Tive a sensação de estar nua". Mas há outro filme a receber as 4 estrelas, neste caso do Jorge Mourinha: American Honey, diz-nos ele, é um olhar arrebatado sobre a juventude sem futuro da América profunda.
take 3já nem a Marinha se esquiva ao Mannequin Challenge. Tal como a PSP, a Marinha portuguesa decidiu aderir à mais recente moda da Internet. E ficou assim.
Sem tempo para parar, nós por aqui estaremosall day long, para lhe fazer companhia e o manter a par de todas as notícias. Para já, segue um obrigado - e um sorriso, para animar o dia. 
Até já!
____________________________________

Nenhum comentário:

Postar um comentário