quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Carvalho foi a base da formação do CEARTE em Marcenaria e Talha em Vouzela

O CEARTE, em parceria com a CM Vouzela e o Centro de Emprego de Dão Lafões entregou recentemente Certificados de Formação aos 22 participantes do curso de formação profissional em Marcenaria, Talha e Palhinha.
Na génese do curso estava potenciar o trabalho que a Câmara Municipal de Vouzela tem na preservação de um importante recurso endógeno - o carvalho. Por isso todas as peças executadas foram talhadas com motivos alusivos a esta árvore em jeito de homenagem e testemunho vivo e artístico a este património natural e de grande valor que é o carvalho, uma madeira nobre, de grande qualidade e muito valorizada pela sua beleza!
O Curso teve como objetivos dar competências técnicas e profissionais na especialidade de Marcenaria e nas vertentes mais artísticas, na área da Talha e da Palhinha, tendo conseguido excelentes resultados graças ao forte envolvimento, trabalho, vontade e capacidades das formandas e à mestria dos formadores.
Alguns formandos estão já empregados e um grupo pretende avançar com uma iniciativa de emprego por conta própria, contando para isso com o apoio técnico, financeiro e de instalações da Camara Municipal de Vouzela.
Os formandos avaliaram muito positivamente o curso, como demostram as suas palavras:
Independentemente daquilo que nos levou a inscrever para esta Formação como seriam as nossas vidas se não nos tivéssemos permitido “abrir” a esta oportunidade?
Um profundo agradecimento aos formadores por nos iluminarem os dias e por nos relembrarem que sem trabalho nada se faz mas que também esse trabalho pode perfeitamente ser executado com prazer, boa disposição, algumas anedotas pelo meio, e muita, muita criatividade!...
Que gosto lidar com este grande Senhor, um profissional do mundo das madeiras e afins, um grande Mestre, um Artesão de coração e Alma que com a sua sensibilidade, humildade, mente aberta e respeito pelos demais nos passou com entusiasmo algum do seu legado de conhecimentos…
Esta é uma daquelas experiências que só quem a vivencia pode testemunhar. Todas as competências adquiridas, a interação com os colegas, o nascimento de amizades, a partilha de risos e algumas lágrimas, o espírito de equipa.
TUDO absolutamente TUDO contribuiu substancialmente para o nosso enriquecimento como Seres Humanos que buscam, cada um à sua maneira um lugar na sociedade atual.”

Nenhum comentário:

Postar um comentário