quinta-feira, 22 de dezembro de 2016

Plasma Sanguíneo - O que é e para que serve?


Se você é doador de sangue saiba que o sangue que você doa é separado em três componentes: hemácias, plasma e plaquetas. Dois são utilizados, de imediato, para ajudar pessoas que precisam deles. O terceiro componente, o plasma, por ser um produto com maior validade, permanece devidamente conservado no centro de armazenamento de sangue, dentro do seu prazo de validade e só será liberado para uso como tratamento de pessoas depois que você voltar para doar novamente e os seus exames forem repetidos. Esta é uma recomendação das autoridades de saúde para aumentar a segurança transfusional.
obr1206598904360

Por isso é importante voltar a doar novamente, pois assim você pode completar o seu gesto responsável e solidário de salvar vidas.

 Não venha doar sangue em jejum. Alimente-se, mas evite comida gordurosa. Se almoçar, espere pelo menos 2,5 horas para doar.

Por que doar.
O sangue é um elemento indispensável à vida. Sem o nosso sangue, seríamos incapazes de oxigenar e nutrir nosso corpo, e morreríamos. Não há nada que substitua esse nosso tecido líquido.

O sangue das pessoas saudáveis é constantemente renovado, conforme a necessidade do organismo. A doação de sangue que ocorre na doação é reposta em pouco tempo. Elas são plenamente capazes de doar, e sua atitude generosa pode salvar não apenas uma, mas três vidas. Isso porque o sangue colhido do doador é fraccionado em três componentes: as plaquetas, as hemácias e o plasma, cada um com um destinatário diverso.

São muitos os casos em que é preciso recorrer ao banco de sangue: transplantes, grandes cirurgias e vítimas de acidentes precisam de transfusão. Portadores de doenças graves cujo organismo não é capaz de produzir as células sanguíneas necessárias, seja por deficiência natural, seja por tratamento que bloqueia sua produção, como a quimioterapia, também precisam de transfusões sanguíneas para sobreviver. Nesta categoria se enquadram algumas doenças do sangue, portadores de câncer diversos e de leucemia.

São tantas pessoas que precisam de sangue, que não raro algumas delas são nossas conhecidas, amigas ou parentes. Mas o banco de sangue também existe para ajudar aquelas pessoas anónimas, que não têm ninguém à sua volta que possa ajudar, ou simplesmente quando não há tempo de convocar familiares para doar sangue, o que é comum em acidentes graves, como os automobilísticos, quando a perda é muito grande.

Os doadores podem não saber o destino de seu sangue na hora da doação, na maioria das vezes, mas de uma coisa têm certeza: o que fazem é indispensável à vida.
Aqui seguem alguns pré-requisitos para a doação de sangue:
  • Estar em boas condições de saúde e descanso
  • Ter entre 18 e 60 anos para a primeira dádiva, podendo ir até aos 65
  • Pesar no mínimo 50kg
  • Estar alimentado, evitando ingerir alimentos gordurosos
  • Apresentar documento oficial de identidade com foto, de preferência o Cartão de Cidadão

Local para doação no Posto Fixo da ADASCA.







Nenhum comentário:

Postar um comentário