sexta-feira, 23 de dezembro de 2016

Ministro da Saúde anuncia que INEM vai ter “os recursos de que precisa” em 2017

Resultado de imagem para Ministro da Saúde anuncia que INEM vai ter “os recursos de que precisa” em 2017
O ministro da Saúde anunciou hoje a intenção de dotar o INEM dos recursos que este instituto precisa, estando autorizada a contratação de mais 100 profissionais a partir do próximo ano.
Adalberto Campos Fernandes falava aos jornalistas no final de uma visita que realizou à Unidade de Neonatologia na Maternidade Alfredo da Costa (MAC), em Lisboa.
Questionado sobre o anúncio da greve às horas extraordinárias pelos técnicos do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM), o ministro disse acreditar que a mesma “não se vai concretizar”, tendo em conta que o presidente deste organismo “tem estado reunido com os trabalhadores”.
Sobre o atraso no pagamento das horas extraordinárias, afirmou que “o INEM está a pagar horas extraordinárias devidas desde 2013. Há uma questão de natureza remuneratória e fiscal”.
Para o ministro, “o INEM também foi muito reduzido em termos da sua capacidade operacional”.
“Vamos reforçar [a capacidade operacional do instituto] a partir do próximo ano, com a abertura de um concurso para mais 100 novos profissionais”, anunciou.
O reforço deste organismo não deverá ficar por aqui, uma vez que o ministro disse que, em 2017, o mesmo será dotado com “os recursos de que precisa”.
Resultado de imagem para Ministro da Saúde anuncia que INEM vai ter “os recursos de que precisa” em 2017
“Não há uma questão financeira”, esclareceu, adiantando que “o INEM tem recursos próprios, tem recursos financeiros”.
Na visita que efetuou à Unidade de Neonatalogia do Centro Hospitalar de Lisboa Central (CHLC), situado na MAC, Adalberto Campos Fernandes aproveitou para dirigir-se aos profissionais que estão a trabalhar nesta época natalícia.
“O Serviço Nacional de Saúde (SNS) não é só uma organização eficiente, é também uma reserva de ética profissional e de atitude que muito enobrece o país”, adiantou
Para o ministro, “a MAC é um bom exemplo. É um ativo da memória coletiva. É uma marca forte associada ao prestígio e um local para onde são referenciados os casos mais difíceis”.
Sobre a dificuldade da instituição em contratar ou manter profissionais altamente especializados como os que lá trabalham, tendo em conta o assédio dos privados, Adalberto Campos Fernandes afirmou que esta “é uma luta que a pouco e pouco irá ser ganha”.
“Está a ser feita uma estabilização da relação entre os setores. O setor privado não crescerá infinitamente, tem o seu espaço (…), mas felizmente estamos a entrar num quadro de equilíbrio”.
A preocupação do Ministério da Saúde é “fazer com que mais jovens médicos, quando terminam a sua formação, pensem duas vezes sobre o percurso que querem fazer e que pensem que no SNS podem fazer um percurso compensador, com carreira, com estabilidade, com diferenciação”.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário