quarta-feira, 11 de janeiro de 2017

Cerca de 20 formandos de Albergaria terminam curso em Competências Básicas

Terminou no início de janeiro a Formação para a Inclusão em Competências Básicas promovida pelo Centro de Emprego e Formação Profissional de Águeda, em parceria com a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha.

 Realizado nas instalações da antiga Escola Primária da Avenida Bernardino Máximo de Albuquerque, o curso em horário pós-laboral, que teve início em outubro de 2016, permitiu que um conjunto de 22 pessoas que se encontram empregadas, adquirissem competências básicas de leitura, escrita, cálculo e tecnologias de informação e comunicação.

A frequência neste curso vai permitir a estes formandos integrar um curso de Educação e Formação de Adultos, designados por “Cursos EFA”, ou, em alguns casos, ser encaminhado para um processo de Reconhecimento, Validação e Certificação de Competências (RVCC), de nível básico.

 O Centro de Emprego e Formação de Águeda e a Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha destacam o ambiente positivo vivido pelos formandos durante os três meses da formação. De acordo com o Centro de Emprego, o “curso provou ser uma aposta coroada de experiências sensibilizadoras, de consecuções pessoais e uma objeção aos estigmas, sem esquecer o edificante ambiente didático-pedagógico que permeou a ação”.

Os formandos enviaram uma carta ao Presidente da Câmara Municipal agradecendo a cedência de instalações, referindo ter sido “o primeiro passo para o sucesso escolar da iniciativa, não só por nos ser atribuída uma acomodação dentro da área de residência e condigna para o efeito, mas também porque respirava-se naquelas paredes a evocação pedagógica. Afinal não fomos apenas nós que fomos alvo de uma reabilitação – nós contribuímos para aquele lugar ser reabilitado”.

Nenhum comentário:

Postar um comentário