quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

360º - A novela Centeno-Caixa em 31 capítulos (e os sms que irritaram Marcelo); e tudo sobre o julgamento das máfias da noite (e de Pinto da Costa)

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... o governo já adiantou muito sobre como vai ser o novo aeroporto do Montijo. O memorando é assinado esta tarde e, em entrevista à Renascença e ao Público, o ministro do Planeamento fala em obras já em 2019, garante que não está em estudo nenhuma terceira ponte sobre o Tejo, mas que pode haver um metro ligeiro ou comboio na Vasco da Gama. Diz também que as taxas aeroportuárias pagarão as obras. O Pedro Rainho olhou para as vantagens e desvantagens deste novo aeroporto.

Na banca, há novidades sobre a venda do Novo BancoO Fundo Lone Star, que está na frente da corrida, convidou as grandes empresas portuguesas a a entrar ao seu lado do negócio. O convite, que seguiu por carta, inclui a promessa de vir a dar créditos de 6 mil milhões às PME, escrevem Negócios e Público.

Na Liga dos Campeões, um golo de Mitroglou, a defesa de um penálti pelo herói Ederson e o jogo 500 do capitão Luisão valeram a vitória ao Benfica no primeiro jogo dos oitavos de final frente ao Dortmund. Foi um jogo de muito sofrimento, com uma velinha acesa a S. Valentim, como escreve o Bruno Roseiro na crónica. Dentro de quinze dias, na Alemanha, saber-se-á quem segue em frente. Mas a maior surpresa veio de Paris, onde o Barcelona foi humilhado pelo Paris Saint Germain (derrota por 4-0).


Outra informação relevante
Esta manhã Mário Centeno vai estar na Comissão de Orçamento e Finanças e a polémica da CGD deve voltar a aquecerPara já, a longa novela que tem o ministro e o ex-presidente da Caixa António Domingues como protagonistas já vai em 31 episódios, como o Miguel Santos contabilizou. Mas não há epílogo à vista.

A trama gira agora em torno do que dizem os sms trocados entre Centeno e Domingues. Os jornais desta manhã (Público, CM, DN e JN) noticiam (com detalhes) que Marcelo soube qual o conteúdo das mensagens, não gostou e provocou tudo o que sabe.  

A esquerda anunciou no entanto que vai travar o acesso da Comissão de Inquérito a essas comunicações. Os deputados não vão assim poder ver o que gerou o "tal erro de percepção mútuo" sobre a 'desobrigação' [desculpem, mas quis estar ao nível de 'inexistência'] dos gestores da Caixa apresentarem declarações de rendimentos. PS, PCP e Bloco acham que o tema não está abrangido pelo objeto da comissão.

O assunto está contudo longe de estar morto. O PCP votará ao lado do PS, mas publicamente Jerónimo diz que não "põe as mãos no fogo por Centeno". O Bloco fará o mesmo, mas Catarina Martins considera o papel do ministro "tragicamente irónico". E à direita, o cerca aperta-se: o PSD também vai pedir a transcrição dos sms e há recados de Passos e ataques do CDS.

 
Mas afinal, Centeno teve ou não razão quando disse a semana passada que "todas as instituições internacionais falharam nas suas previsões” sobre Portugal? O Nuno André Martins fez o fact check e chegou a uma conclusão enganadora.

Depois de tanto Centeno, um salto às notícias lá fora. O meio-irmão do líder da Coreia do Norte foi assassinado na Malásia, alegadamente por duas agentes norte coreanas, que o envenenaram a mando de Kim Jong-un. Com 45 anos, Kim Jong-nam, como filho mais velho do "Querido Líder" Kim Jong-il, chegou a ser apontado como seu sucessor em vez do irmão e atual ditador. Daí ser um alvo a abater. 

Dos EUA vêem ecos de vários problemas na equipa de Donald Trump. Depois da demissão do conselheiro de segurança Michael Flynn, já interrogado pelo FBI, as relações à Rússia podem ainda abrir mais brechas na Casa Branca. Tanto que Trump voltou a criticar Putin (agora por causa da Crimeia) e este respondeu com o lançamento de um míssil (que viola os tratados). Mas já há um outro foco de polémica: o Gabinete de Ética quer punir Kellyanne Conway, a conselheira que resolveu promover produtos de Ivanka.
 
Foi uma notícia Observador. O julgamento de Pereira Cristóvão, ex-inspetor da Judiciária e ex-vice presidente do Sporting, pode ser anulado. O Supremo Tribunal de Justiça acha que o Tribunal Central de Instrução Criminal não tem competência para o acusar. Cristóvão é suspeito de assaltar empresários fingindo realizar buscas autorizadas por um juiz. A votação no Supremo acabou empatada e foi o presidente do tribunal a tomar a decisão final.

Ainda Pereira Cristóvão, mas outro tema. O ex-dirigente foi ontem a Alvalade com o acionista da Sporting SAD João Paiva dos Santos para discutir uma auditoria externa, mas a reunião acabou por não acontecer. Os dirigentes leoninos recusaram-se a falar com ele.

Noutro julgamento, o dos Vistos Gold, houve duas sessões e um momento caricato. O ex-diretor do SEF, Manuel Palos, garantiu que só telefonou ao ex-ministro Miguel Macedo "acidentalmente"“Sem querer devo ter marcado o seu número de telemóvel. Não foi minha intenção ligar ao ministro, mas (...) aproveitei e falei com ele." [acredite, isto foi dito em tribunal]. 

A nossa opinião

Os nossos Especiais
Esta manhã começa no Porto mais um julgamento das máfias da noite. A Operação Fénix tem Pinto da Costa e Antero Henrique como réus mais mediáticos e inclui bares, discotecas, seguranças, muita violência, ninjas do Vale do Sousa e vigilâncias no estádio do Dragão e à equipa do FC Porto. Parece um processo nascido dos Sopranos, como escreve o Luís Rosa.

E o que pode um CEO traumatizado fazer para que outros diretores executivos de empresas não sofram como ele? Miguel Dias criou a CEO World, um projeto que põe em contacto líderes de diferentes idades e 50 países. É lá que eles desabafam os seus problemas, como conta a Sara Otto Coelho.

Notícias surpreendentes

É daqueles que consegue fazer várias coisas ao mesmo tempo? Quer saber se é uma pessoa multitasking? Só uma pequena percentagem de pessoas está nesta categoria. E há um teste que lhe diz se é uma delas.

Em Inglaterra, o selecionador inglês de râguebi inspira-se em José Mourinho para comandar o Torneio das Seis Nações. O australiano Eddie Jones copiou os processos de treino do técnico português do Manchester, nomeadamente uma coisa chamada periodização táctica. Pelos resultados, funciona.

Olhe para um carro moderno dos dias de hoje e pense nos clássicos dos anos 20 ou até nos chaços dos 70. Já viu as diferenças? Estas 25 invenções para os nossos automóveis pareciam impossíveis há pouco tempo. Há hologramas, comandos por smartphone e até assistentes virtuais.

Da nova tecnologia, para a vintage. Seguramente que ainda se lembra dos velhinhos telemóveis Nokia 3310. Pois bem, eles estão de volta. A Nokia vai lançar um modelo renovado, mas igualmente simples e indestrutível. Claro: pouco mais dará que para fazer chamadas, mandar sms e... jogar o jogo da cobra (o snake).

Alfredo Cunha é um dos mais reconhecidos fotojornalistas portugueses. As suas fotos da revolução do 25 de Abril são icónicas. Agora uma exposição vai mostrar 500 dos seus melhores 'bonecos'. Nós selecionamos 43, para lhe aguçar o apetite. Ora veja.

Já tem o resumo da informação diária, que vai aquecer a partir das 10h30 quando Mário Centeno se explicar na Comissão de Orçamento e Finanças. Por isso continue ligado ao Observador para acompanhar em direto a intervenção do ministro e toda a restante informação do dia.

Boa quarta-feira, feliz e produtiva 

(espreite as modas que desfilam em Nova Iorque, com criadores portugueses em destaque)
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário