quarta-feira, 15 de fevereiro de 2017

Câmara Municipal entrega Medalhas de Mérito de Municipal a individualidades e entidades do Concelho

A Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha vai atribuir dez distinções honoríficas a individualidades, instituições e associações do Concelho no sábado, 18 de fevereiro, em cerimónia solene a ter lugar no Salão Nobre dos Paços do Município. A sessão, com início às 16h00, integra as comemorações dos 182 anos da Criação do Concelho e dos 900 anos da Fundação de Albergaria-a-Velha.

  O Município vai atribuir a Medalha de Mérito Municipal – Grau Ouro a Rui Marques, à Associação de Instrução e Recreio Angejense e ao Clube de Albergaria. Rui Marques nasceu em 1953 e é formado em Medicina pela Universidade de Coimbra, tendo-se estabelecido como médico em Albergaria-a-Velha. Foi Presidente da Câmara Municipal quatro mandatos consecutivos, de 1986 a 2002, e Vereador durante três mandatos, de 2002 a 2013. Exerceu o cargo de Deputado à Assembleia da República em 1998-1999 e foi Presidente Fundador da Associação de Municípios do Carvoeiro e Vice-Presidente da Associação Nacional de Municípios Portugueses. Atualmente é membro da Assembleia Municipal de Albergaria-aVelha.

A Associação de Instrução e Recreio Angejense tem a sua origem na Philarmónica Angejense, fundada em 1867. Os seus estatutos foram elaborados e aprovados em 1909, passando a Philarmónica a ser parte integrante da Associação de Instrução e Recreio Angejense. Com sede própria desde 1970, a coletividade possui uma Banda de Música, uma Orquestra e a Escola de Música, que forma novos músicos de forma gratuita. A banda é composta por 65 músicos de sopro e de percussão.

  O Clube de Albergaria é a mais antiga associação desportiva, cultural e recreativa do Concelho e um dos clubes mais antigos do País. Foi fundado em 1890 e, ao longo da sua história, tem desenvolvido inúmeras iniciativas em diferentes modalidades. Presentemente o Clube de Albergaria possibilita a prática de Badminton, Ballet, BTT, Campismo e Caravanismo, Futebol Feminino, Futsal, Hóquei em Patins, Patinagem, Defesa Pessoal e Ténis. Tem ainda um núcleo de fotografia, uma secção de Automóveis Clássicos e uma Escola de Música.

A Medalha de Mérito Municipal – Grau Prata será concedida à Casa do Povo de Alquerubim. Fundada em 1931, tem tido um importante papel na melhoria das condições de vida das populações da freguesia de Alquerubim, através da realização das mais diversas atividades, da Cultura ao Desporto.

 Margarida Ferreira Coutinho, confeiteira dos doces Turcos, irá ser distinguida com a Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre. Nasceu em 1944, no seio da famosa casa de doces regionais, Casa Turco.

Viúva aos 28 anos, agarrou no negócio da família para sustentar os cinco filhos. Tem mantido, com sucesso, umas das principais marcas da identidade gastronómica do Concelho até aos dias de hoje. A Medalha de Mérito Municipal – Grau Cobre será também atribuída ao Agrupamento de Escuteiros de Albergaria-a-Velha, ao Grupo Columbófilo de Valmaior, ao Grupo Desportivo e Cultural de Ribeira de Fráguas, à União Desportiva e Cultural de Mouquim e à União Desportiva de Valmaior.

  O Agrupamento 838 do Corpo Nacional de Escutas realizou as suas primeiras Promessas em 1986, pretendendo-se que as crianças e jovens beneficiassem de uma formação mais completa, com a integração da dimensão espiritual, alicerçada na religião Católica. O Agrupamento tem a sua sede na antiga Escola Primária do Pinheiro e conta com um efetivo de 55 elementos.

O Grupo Columbófilo de Valmaior nasceu em 1980 e os seus associados dedicam-se à criação e treino de pombas de corrida, com vista à participação nas provas do calendário nacional. Ao longo dos anos tem conquistado vários títulos e lugares de honra em competições de âmbito distrital, nacional e internacional.

 A União Desportiva e Cultural de Mouquim é uma associação de cariz cultural e desportiva fundada em 1990. Realiza, periodicamente, diversas atividades nas áreas dos jogos tradicionais, pesca, trabalhos manuais, BTT, entre outros. Em 2012, criou o Grupo Musical Sólidó e no ano passado, nasceu a Escola de Concertinas, com 23 alunos.

Por fim, a União Desportiva de Valmaior foi criada em 1987, e tem promovido, ao longo dos anos, a prática das modalidades de Atletismo, Futebol, Pesca Desportiva e Ténis de Mesa.  

_________________________________


Nenhum comentário:

Postar um comentário