quinta-feira, 2 de março de 2017

360º - As 7 revelações (e acusações) de Ricardo Salgado no interrogatório da Operação Marquês e os 50 milhões 'pagos' a Granadeiro e Bava

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia...
... há mais um membro da administração de Donald Trump apanhado a mentir sobre as relações com a Rússia. Jeff Sessions, o procurador-geral que lidera o Departamento de Justiça garantiu, sob juramento, que não tinha tido quaisquer contactos com responsáveis russos durante a campanha eleitoral. Mas teve. Pelo menos duas vezes, escreveu oWashington Post e já confirmou o governo. Os democratas pedem a sua demissão.
Por cá, Carlos César defende uma baixa de impostos, mas não coligações futuras com o PCP. Em entrevista à Antena 1,o líder da bancada do PS fala ainda sobre alianças políticas, as recentes polémicas com offshores e a CGD e até sobre o Presidente da República.

Itália vai partilhar com Portugal provas sobre o espião português apanhado a vender segredos à Rússia. As provas incluem documentos 'vendidos' por Frederico Carvalhão Gil, detido em Roma no ano passado, escreve o DN.

O V. Guimarães venceu por 2-0 0 D. Chaves na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal. A culpa foi de um tal de Hernâni que deixou os minhotos com um pé no Jamor. A final será um Vitória contra a equipa de Vitória? 

Ainda no futebol, Luís Enrique anunciou que vai deixar de ser treinador do Barcelona no final da época. A revelação caiu que nem uma bomba: porque o anúncio foi feito depois de uma vitória por 6-1 e no dia em que os catalães passaram para a frente da Liga espanhola (o Real empatou em Las Palmas e só depois de dois golos de Ronaldo). O Barça procura agora substitutos: a Marca fala num espanhol, Ernesto Valverde; oSport aponta a 4 candidatos.

Só mais um pormenor de futebol a três dias das eleições do Sporting. O jornal The Independent chama a Bruno de Caravalho o "Donald Trump do futebol".

Os responsáveis pela bronca na entrega do Óscar de Melhor Filme estão afastados da grande cerimónia de Hollywood. Os dois responsáveis da consultora PricewaterhouseCoopers, Brian Cullinan e Martha Ruiz, não vão voltar a participar nos Óscares, anunciou a Academia.

 
Os nossos Especiais
Foram sete as grandes revelações/acusações que Ricardo Salgado fez durante o interrogatório secreto do Ministério Público no âmbito da Operação Marquês. O Luís Rosa listou-as: 1) Como se sentiu enganado por Helder Bataglia em Angola sobre os investimentos no país; 2) O dinheiro que acabou nas contas de Carlos Santos Silva via primo de José Sócrates; 3) O papel que Álvaro Sobrinho e Angola tiveram na queda do BESA; 4) O dinheiro angolano que saía pelo Congo; 5) Os pagamentos a Dirceu, braço direiro de Lula, para influenciar o negócio PT/Oi; 6) A aposta em Granadeiro e as críticas a Miguel Horta e Costa; 7) E, ainda os proveitos próprios. O tema faz também hoje capa das revistas Sábado (que revela também pormenores do interrogatório a Hélder Bataglia) e Visão

Outro dado importante do caso. Henrique Granadeiro e Zeinal Bava terão recebido 50 milhões de euros do saco azul do GES. As contas do Ministério Público têm como base esse interrogatório a Ricardo Salgado e as suspeitas são de que o banqueiro queria influenciar a PT através dos seus então gestores. Mas as explicações de Salgado foram outras: pagou para Granadeiro lhe dar conselhos sobre o mundo vinícola e da cerâmica e também pela compra de uma herdade.

Ainda o banco de Ricardo Salgado, mas noutro ângulo. A SIC emitiu a primeira parte de uma investigação à queda do BESCom documentos que mostram que o Banco de Portugal (e o seu governador) já saberiam dos riscos que o BES corria 9 meses antes da sua resolução. Carlos Costa terá mesmo omitido informação ao Parlamento. O BdP nega.

Não se falou de outra coisa durante o dia de ontem: o caso das offshores. Primeiro, Paulo Núncio embrulhou-se nas explicações, entrou em contradição e deixou várias pontas soltas, mas isentou de responsabilidades Vítor Gaspar e Maria Luís Albuquerque. Depois, com a discussão já entre deputados, o PS anunciou que, mesmo assim, quer ouvir os dois ex-ministros das Finanças. Já noite dentro, Rocha Andrade deu números (14 mil transferências sem passar pelo fisco, 98% para o Panamá), mas revelou que houve de facto um erro de software. Só no fim do mês se conhecerá a auditoria completa e ainda há mais perguntas que respostas

O Parlamento inglês atrasou o BrexitA Câmara dos Lordes votou a favor de uma cláusula que protege os direitos de três milhões de emigrantes europeus residentes do Reino Unido. A decisão contraria Theresa May e faz retroceder o processo de saída do Reino Unido da UE à Câmara dos Comuns. Que pode votar ao contrário e criar um pingue pongue sem fim. 

Miguel Frasquilho vai ser o novo chairman da TAPO atual presidente da AICEP terá a seu lado como vogal Diogo Lacerda Machado, o consultor amigo de António Costa.

No mega julgamento das máfias da noite, o ex homem forte do futebol do FC Porto negou ter contratado seguranças privados para o clube. Antero Henrique justificou que o dinheiro encontrado em sua casa era para fazer pagamentos e gerir negócios pessoais. Mas, escreve o Correio da Manhã, também disse que tudo o que fazia era mando de Pinto da Costa...


Teodora Cardoso, a presidente do Conselho de Finanças Públicas, faz questão de fazer ressalvas aos números. Em entrevista ao Público e à Renascença, diz que o défice baixou à custa de "medidas insustentáveis".


 

A nossa opinião


Os nossos Especiais

É a rede social que os adolescentes mais usam e faz Mark Zuckerberg roer-se de inveja. Ontem o Snapchat foi para Bolsa: uns consideraram uma 'loucura, outros correram a investir. A Ana Pimentel explicou porquê. (no final do dia, fizeram-se as contas: o 'Snap' ficou valorizado em 24 mil milhões, segundo o WSJ)

Não é obsessão minha, mas já leu esta reportagem multimédia especial que fizemos na passagem dos 30 anos do maior mass murderer português? É que vale mesmo a pena recordar o crime, o julgamento, a prisão e a nova vida de Vítor Jorge, o Mata-Sete.



Notícias surpreendentes

Foi a grande notícia científica de ontem. Podem ter sido descobertos os primeiros seres vivos na Terra. São fósseis encontrados no Canadá, que terão 3,77 mil milhões anos. Mas a investigação não é consensual e há cientistas a contestá-la.

Já a grande novidade do mundo tecnológico foi o lançamento da nova consola de jogos da Nintendo, a Switch. O nosso especialista, Rubber Chicken, testou-a e chegou a uma conclusão:é uma das consolas mais brilhantes e inovadoras criada nas últimas décadas.

Fotos do primeiro-ministro do Canadá quando jovem tornaram-se virais na Internet. Mas, em boa verdade, esta não é uma notícia surpreendente. Justin Trudeau é considerado um galã pelas mulheres (que o digam Ivanka Trump, Angela Merkel, Emma Stone, Kate Middleton e tantas outras. E outros).

Apesar do estilo e do charme, Trudeau não esteve no desfile do português Luís Buchinho em Paris. O criador nacional inspirou-se nos pescadores, varinas, falésias e no mar da costa portuguesa.

A terminar, uma viagem no tempo que a todos devia corar de vergonha. São 26 fotos perturbadoras dos tempos da segregação racial nos EUA sob as Leis Jim Crowhavia portas só para "pessoas de cor", fontes de onde os negros não podiam beber e lugares marcados nos autocarros públicos.
 
Já sabe, mantenha-se ligado ao Observador para se manter a par de toda a informação e ler boas histórias.

Boa quinta-feira, feliz e produtiva 
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
Leia as últimas
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário