domingo, 23 de abril de 2017

França a votos: o manual de instruções para a primeira volta

A França começa este domingo a escolher o nome do seu novo Presidente. Quatro candidatos encontram-se bem colocados para discutir o acesso à segunda volta. A decisão é exclusiva dos franceses mas os seus impactos prometem ultrapassar as fronteiras gaulesas.

Resultado de imagem para França a votos: o manual de instruções para a primeira volta

Quarenta e sete milhões de eleitores escolhem este domingo os dois candidatos que disputarão a segunda volta de dia 7 de maio. Em alguns dos territórios ultramarinos franceses, como a Guiana, a votação teve início já no sábado.
Este domingo, as urnas de mais de 66 mil locais de voto já abriram.

A maioria dos locais de voto fechará portas às 19h00, mas há algumas exceções. Na capital e em algumas das principais cidades francesas, o voto poderá ser depositado na urna até às 20h00 locais.
Durante o dia, o Ministério do Interior atualizará a taxa de participação dos franceses, o que permitirá desde logo ter uma ideia sobre a abstenção do sufrágio. Estão previstos boletins atualizados às 12h00 e 17h00. A partir das 20h00, os resultados começam a ser oficialmente revelados.
Também às 20h00, os meios de comunicação franceses deverão avançar com as primeiras projeções. A imprensa francesa está proibida por lei de revelar resultados antes da hora. No entanto, nas presidenciais de 2012, a imprensa belga e suíça não esperou pelas 20h00 para avançar com o nome do vencedor.
Este ano, a tarefa poderá ser bem mais difícil. Com as sondagens a perspetivar uma competição renhida entre candidatos, vários institutos já admitiram que poderão não conseguir indicar os nomes dos dois candidatos apurados para a segunda volta às 20h00. Está em aberto a possibilidade de serem apresentados três ou quatro nomes, com a escolha a ser revelada ao longo da noite, à medida que avança a contagem dos boletins.

Fonte: RTP Notícias
Foto:  Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário