quinta-feira, 25 de maio de 2017

360º - As razões para a condenação de Oliveira Costa. E ainda: publicação de fotos da bomba de Manchester cria conflito entre Reino Unido e EUA

1f18a31b-169f-4c1c-9561-f6107ac70d9a.jpg

360º

Por Miguel Pinheiro, Diretor Executivo
Bom dia!
Enquanto dormia...
A polícia inglesa vai deixar de partilhar informações com os Estados Unidos. É um enorme conflito diplomático que surgiu depois de o New York Times ter publicado fotos dos restos da bomba usada pelo terrorista no ataque em Manchester. Theresa May ficou furiosa com a fuga de informação e hoje deverá falar sobre o assunto com Donald Trump, quando os dois se encontrarem na reunião de chefes de Estado da NATO.

Hoje de manhã foram detidos mais dois suspeitos na investigação ao ataque terrorista. Uma mulher que fora detida ontem acabou por ser libertada sem acusação. No total, há oito pessoas detidas no Reino Unido e duas na Líbia (o pai e o irmão do autor do ataque).

O sem-abrigo que na noite de segunda-feira ajudou vários feridos em Manchester em vez de procurar refúgio vai ser ajudado por David Sullivan, o milionário que é um dos donos do clube de futebol West Ham. Sullivan quer oferecer-lhe casa durante seis meses e algum dinheiro para recomeçar a vida.

O atentado de Manchester deixou muitos pais a pensar: devo deixar os meus filhos irem a concertos? O tema serviu para uma conversa no B.I.C.A. com a Filomena Martins, a Rita Ferreira e a Marlene Carriço.


Informação relevante
"Esta foi a maior burla da história da Justiça portuguesa julgada até ao momento". Convém tomar nota do autor da frase: Luis Ribeiro, o juiz do caso BPN.Ontem, o principal arguido do processo, José Oliveira Costa, ex-presidente do banco, foi condenado a 14 anos de prisão efetiva. Crimes: abuso de confiança, burla qualificada, falsificação de documentos, infidelidade, aquisição ilícita de ações e fraude fiscal. Oliveira Costa já apresentou recurso. Dos restantes arguidos, três foram absolvidos por não terem praticado qualquer crime. Pode consultar todas as penas aqui.

Porque é que Oliveira Costa foi condenado? E quais são os outros processos que envolvem o BPN? Neste Especial, o Luís Rosa explica os detalhes de um caso complexo.

Mário Centeno já está em campanha eleitoral para ser o futuro presidente do Eurogrupo? Veja as pistas:


Fora de campanha: Mário Centeno foi ontem ouvido no Parlamento no caso das offshores e disse que o "apagão" registado no último governo foi um erro informático e um erro político. PSD e CDS insistiram em saber as razões para Jersey, Ilha de Man e Uruguai terem saído da lista das offshores.

Dois deputados socialistas avançaram cum um projecto-lei que condiciona a oferta de alojamento local a umaaprovação dos vizinhos em assembleia geral de condóminos. Segundo o Negócios, tanto o PCP como o BE também vão ter propostas sobre o tema.

No Brasil, um protesto anti-Temer acabou em pilhagem, com os manifestantes a incendiarem vários ministérios.O Presidente mandou evacuar os edifícios do governo e pôs a tropa na rua (uma decisão que já foi criticada).

Na Venezuela, já são 55 os mortos em protestos contra Nicolás Maduro - ontem morreram mais três jovens. Deste número global, divulgado pela Procuradora-Geral do país, 52 são civis e três são agentes da polícia e militares.

José Mourinho ganhou ontem o seu quarto título europeu (só Trapattoni tem mais), ao vencer o Ajax. Nacrónica do jogo, o Tiago Palma escreve: "Assim que Damir Skomina apitou para o final, Mourinho voltou-se para a bancada, ergueu a mão no ar, estendeu o indicador mais alto, e assim ficou, apenas voltado, apenas de indicador estendido. Depois, sorriria".

Vamos lá olhar para os números outra vez: são 15 anos em competições europeias e quatro títulos. O Bruno Roseiro foianalisar os jogos decisivos de José Mourinho na Europa.

O Supremo Tribunal de Justiça espanhol confirmou a pena de 21 meses de prisão para Lionel Messi. Em causa estão três crimes de fraude fiscal e um valor que chega aos 4,1 milhões de euros. O Barcelona já declarou o seu apoio ao jogador.

A Autoridade Tributária espanhola considera que Cristiano Ronaldo deveria ter pago, entre 2011 e 2013, mais oito milhões de euros relativos aos seus direitos de imagem, revelam documentos a que a imprensa espanhola teve acesso. As autoridades terão ainda dúvidas sobre se se trata de um delito fiscal ou de uma infração administrativa.


A nossa Opinião

Helena Garrido escreve "Dos défices públicos à Portugal Telecom": "Temos tido lideranças que enriquecem empobrecendo o país. As elites ou são incompetentes ou são medíocres, cobardes e populistas. Há um grupo que nem o 25 de Abril destruiu que vive e viveu de rendas".

Maria João Avillez escreve sobre "os mortos e os vivos":"Adivinho a comiseração e o riso alarve de que serei alvo por rematar este texto com a história de um Pai Nosso rezado no final de uma cerimónia não religiosa".

Paulo Tunhas escreve sobre "o Sheik Munir, o Islão e o atentado de Manchester": "O Sheik Munir, logo após o atentado de Manchester, exigiu, sem se referir sequer às vítimas, reciprocidade no respeito. E as alusões aos crimes reais foram substituídas pela abstracta menção ao medo".


Os nossos Especiais

A manipulação de resultados de jogos da II Liga a troco de alegados subornos de apostadores malaios é a base da acusação da Operação Jogo Duplo, mais um processo complexo que está a ser investigado pelo Ministério Público. Segundo os procuradores, é nos detalhes que se esconde o crime. O Luís Rosa foi procurá-los com o texto "A rede de apostas da Malásia, os intermediários, as mensagens por WhatsApp e as notas de 500 euros".


Notícias surpreendentes
Estreia hoje “Piratas das Caraíbas: Homens Mortos não Contam Histórias”, o quinto filme da série com Johnny Depp. O nosso crítico Eurico de Barros já o viu e só lhe dá duas estrelas: "Era bom que fosse o último da série, porque os piratas estão cansados, e nós também. Deles, dos softwares que os clonam e dos responsáveis dos grandes estúdios sem ideias nem audácia".

Há mais um filme para ver esta semana: “O Sentido do Fim” é "um drama muito comedido", baseado num livro de Julian Barnes.

Não estreou hoje - estreou a 25 de maio de 1977. O primeiro Star Wars veio de uma galáxia muito distante e aterrou num país de que já não nos lembramos bem.Como é que Portugal recebeu a Millenium Falcon, enquanto se entretia com a novela “Gabriela, Cravo e Canela”, com a “Visita da Cornélia” ou com o pedido de adesão à CEE? Veja aqui.

Nos anos 50, milhares de militares americanos foram destacados para combater na Guerra da Coreia. E trouxeram de lá uma novidade: fotografias a cores de um país diferente. As imagens são surpreendentes.

Sabe fazer um molho vinagrete? O chef Hugo Brito, do Boi-Cavalo, dá boas dicas num vídeo de um minuto.

Enquanto não chega a hora de jantar, para experimentar estes conselhos culinários, vá passando por aqui.
Até já!
7c12c9e4-c229-46e4-8a2d-bdf8107e82b5.png
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário