quinta-feira, 25 de maio de 2017

Albergaria-a-Velha recebe final do Concurso Intermunicipal de Leitura


O Cineteatro Alba vai receber no próximo sábado, 27 de maio, os 39 finalistas do IV Concurso Intermunicipal de Leitura, uma organização da Rede de Bibliotecas da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro. A representar o Concelho estarão Duarte Ferreira (1.º Ciclo), Mariana Antunes (2.º Ciclo) e João Nuno Silva (3.º Ciclo), do Agrupamento de Escolas da Branca, e Francisco Santos (Ensino Secundário) do Agrupamento de Escolas de Albergariaa-Velha.

 O Concurso Intermunicipal de Leitura é um concurso escolar dirigido a todos os estabelecimentos de ensino das redes pública e privada dos onze Municípios que compõem a Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro (CIRA). A iniciativa visa promover o prazer da leitura e estimular o desenvolvimento de competências nas crianças e jovens durante o percurso escolar.

Ao longo do dia, os finalistas de cada ciclo de ensino terão de demonstrar os seus conhecimentos relativos às obras selecionadas para leitura através de uma prova oral. Num primeiro momento, farão uma leitura expressiva de um excerto da obra recomendada. A seguir, respondem a uma pergunta de compreensão. Os livros selecionados para a final do Concurso Intermunicipal são "O Morcego Bibliotecário", de Carmen Zita Ferreira (1º Ciclo); "O Número das Estrelas", de Lois Lowry (2.º Ciclo); "O Rapaz dos Sapatos Prateados", de Álvaro Magalhães (3.º Ciclo) e "No Meu Peito Não Cabem Pássaros", de Nuno Camarneiro (Ensino Secundário).

  A Final do Concurso Intermunicipal de Leitura terá início às 10h00 com uma receção performativa desenvolvida por contadores de histórias. Durante a manhã, decorrerão as provas dos alunos do 1.º e 2.º Ciclos e, à tarde, será a vez dos finalistas do 3.º Ciclo e Ensino Secundário demonstrarem os seus conhecimentos. No intervalo das provas, serão apresentados alguns momentos culturais desenvolvidos por escolas da Comunidade Intermunicipal, que incluem música e animação de leitura. O ator e contador de histórias Ivo Prata será o apresentador do evento e também brindará o público com duas performances literárias. No final da tarde será promovida uma degustação de doçaria tradicional dos 11 municípios da CIRA.

Para o júri do concurso estão confirmadas as presenças de Nuno Camarneiro, escritor premiado, vencedor do Prémio Leya, Fernando Pinto do Amaral, Comissário do Plano Nacional de Leitura, e José Viale Moutinho, jornalista e escritor distinguido nas duas áreas.

 Serão premiados os três alunos com melhor classificação em cada ciclo de ensino. Os prémios monetários têm o valor de 250 euros (1.º Prémio), 150 euros (2.º Prémio) e 100 euros (3.º Prémio). A entrega de certificados, a divulgação dos distinguidos e a entrega de prémios será feita pelo Presidente da Câmara Municipal de Albergaria-a-Velha, António Loureiro, e pelo Presidente da Comunidade Intermunicipal da Região de Aveiro, José Ribau Esteves. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário