No âmbito de candidatura da Comunidade Intermunicipal da Região de Coimbra, foi obtido um financiamento de aproximadamente 900 mil euros para a requalificação da rede de defesa da floresta contra incêndios. No total dos dezanove Municípios da CIM Região de Coimbra, foram cinco os que cumpriram os requisitos necessários à aprovação da candidatura: Mira, Penacova, Lousã, Miranda do Corvo e Pampilhosa da Serra. Mira conseguiu cerca de € 140 mil euros desse investimento, financiado em 95% pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER), desdobrado em duas componentes: a requalificação da rede viária florestal e a gestão de faixas de combustíveis na envolvente dessas mesmas vias florestais.
Assim, serão requalificadas: a Estrada Florestal n.º 1 entre o limite norte do concelho e o campo de tiro; a Estrada Florestal n.º 1 entre a rotunda da Quinta da Lagoa e a Rotunda da Aquinova; a Estrada Florestal das Castinhas; e a Estrada Florestal n.º 1 entre a rotunda da Acuinova e o Limite sul do concelho.
Estas ações visam prevenir e reduzir o risco de incêndio na região, tendo em vista a criação de mais acessibilidade às estradas principais e aos pontos de abastecimento de água.
A autarquia está já a lançar os procedimentos de contratação pública com vista à adjudicação dos trabalhos com a maior brevidade possível, de modo a tornar efectivas as medidas já a tempo dos meses de maior riscos que se avizinham.