terça-feira, 23 de maio de 2017

Siiiiim! Leiria inaugura estátua de Rui Patrício

Escultura em bronze foi oferecida por empresário emigrado em França e recorda defesa na final do Euro 2016.
O guarda-redes do Sporting e da seleção nacional foi esta segunda-feira, 22 de maio, homenageado no concelho de onde é natural, Leiria, com a inauguração de uma escultura junto à zona desportiva da cidade.
Depois do busto de Ronaldo, a estátua de Rui Patrício. "É linda. É dele, portanto, é linda. E merece". Inês Lima dá voz à multidão de algumas centenas de pessoas que se reuniram para homenagear o filho da terra. A imagem imortaliza o minuto 9 da final do campeonato da Europa e segundo Hermínio Vicente dá vantagem a Rui Patrício neste campeonato de esculturas à moda do futebol: "Esta está muito bem conseguida, reflete uma excelente defesa e todo o trabalho que ele fez no Europeu".
Também para o guarda-redes do Sporting e da seleção nacional, não podia existir outro momento favorito em toda a epopeia do Euro. "Ficou fantástico o trabalho do Alves André, é sem dúvida uma estátua fantástica. Foi a melhor imagem para poder fazer uma estátua", referiu.
Feriado municipal, 22 de maio, de manhã Rui Patrício recebeu a medalha de ouro da cidade, à tarde emocionou-se, com a inauguração da estátua junto ao estádio de Leiria. "É um grande motivo de orgulho ter uma estátua na minha cidade, mas o mais importante é que esta estátua seja um exemplo para muitos jovens, para lutarem pelos seus sonhos e para que nunca desistam. Representa também o que foi o Euro e que o povo leiriense esteve não só a apoiar toda a equipa, mas também dentro de campo. É um grande motivo de orgulho para mim representar a minha cidade", afirmou o número 1 da seleção nacional.
São quatro metros de altura, em bronze, da autoria do escultor Alves André. Uma obra oferecida pelo empresário Carlos de Matos, emigrante em França. "É uma questão de orgulho nacional, de ser português. Estou na França desde 69 e penso que esta vitória transmite um sentimento de sermos olhados de primeira no mundo inteiro", explicou.
Na cerimónia não faltaram os jovens jogadores do Marrazes, clube onde Rui Patrício fez as primeiras defesas, nem o grito que hoje se ouve nas bancadas de Alvalade: "Siiiiiim!".

Fonte: TSF
Foto: PAULO CUNHA/LUSA

Nenhum comentário:

Postar um comentário