quinta-feira, 8 de junho de 2017

FIMO, Festival Internacional de Marionetas de Ovar

Resultado de imagem para FIMO, Festival Internacional de Marionetas de Ovar
Começa sexta-feira e termina no domingo a 11ª edição do Festival Internacional de Marionetas de Ovar.
O Festival Internacional de Marionetas de Ovar (FIMO) é um festival para encher as ruas da cidade e essa é uma das linhas que o diretor Nuno Pinto quer continuar a seguir. O FIMO é um Festival Internacional e o programa dá conta disso mesmo.
Este ano há prémios que vêm das plateias e também do júri, um prémio do júri e outro pelo público. No caso da escolha do júri, vai distinguir o melhor espetáculo do festival e estará a cargo de um painel internacional composto por: Esmeralda Souto, presidente da Junta de Freguesia que organizou a primeira edição do FIMO; José Gil, autor, encenador e construtor de marionetas; Serge Valque, diretor artístico do Puppetbuskersfestival de Gent, na Bélgica; Estelle Martinet, da Compagnie Mouka, em França; e Severo Brudzinisky, coordenador da Fundação Cultural de Curitiba, no Brasil.
Quanto aos espetáculos em cena, além do da companhia egípcia, as criações são de companhias de Portugal, Espanha, França, Alemanha, Itália, Brasil, Egito, Hungria, Bulgária, Rússia e Estados Unidos da América. A participação portuguesa caberá aos coletivos Companhia Cão de Boca, Contacto e OHVarioneta!, assim como aos marionetistas Rui Sousa e Sofia Pimentão.
O Egito far-se-á representar pela já referida Elmahroussa. De Espanha, chegará a companhia Holoqué, de França a Petits Miracles, da Alemanha a Fifth Wheel e do Brasil a Armazém Produções Artísticas, a Prana Teatro e a Tato Criação Cénica. O cartaz inclui ainda o marionetista italiano Fausto Barile, a búlgara Milena Milanova e a dinamarquesa Sofia Krog, aos quais se juntarão depois as companhias Márkus Zinház da Hungria, Wooden Horse da Rússia e a também já mencionada Scott Land Marionettes & Puppet Co., dos Estados Unidos.
Os espetáculos do FIMO realizam-se em vários espaços da cidade de Ovar. Entre os instalados ao ar livre, inclui-se o Jardim do Cáster, a praça do chafariz de Neptuno, o Largo do Tribunal, a Capela de Santo António, o Parque Urbano e a Praça das Galinhas.
O Festival Internacional de Marionetas de Ovar começa amanhã, sexta-feira, dia 9 de junho, e vai até domingo, nas ruas da cidade.

Fonte: TSF
Foto: Facebook FIMO/DR

Nenhum comentário:

Postar um comentário