quinta-feira, 8 de junho de 2017

Nova avenida no centro de Albergaria-a-Velha faz ligação entre Biblioteca e Arquivo

A Biblioteca Municipal e o Arquivo Municipal, no centro de Albergaria-a-Velha, vão ficar ligados por uma avenida, que vai ter 119 lugares de estacionamento e uma área de circulação pedonal superior a 1600 metros quadrados.

A nova via, que liga a Rua do Hospital e a Rua Dr. Castro Matoso, já está em construção e deverá ficar operacional para os grande eventos da temporada, o Festival Pão de Portugal, no próximo fim de semana, e a Albergaria conVIDA – Feira Regional de Artesanato e Gastronomia de Albergaria-a-Velha, nos dias 29 e 30 de junho e 1 e 2 de julho.

 A avenida que liga os dois equipamentos municipais, no sentido nascente-poente, tem duas vias de circulação e um separador central e estende-se por uma área superior a 5 mil metros quadrados. Além de garantir a ligação a dois polos culturais, torna-se uma alternativa ao trânsito viário que circula dentro da cidade, na área da Alameda 5 de Outubro e Praça Ferreira Tavares, contribuindo também para a falta de estacionamento na Rua do Hospital, uma via antiga e estreita, que já fez parte da antiga Estrada Nacional n.º 1.

A nova avenida propõe uma melhor mobilidade pedonal no centro da cidade, através de um percurso pedestre contínuo em passeio, ligando áreas distintas. Dos 119 lugares de estacionamento previstos, quatro são destinados a pessoas com mobilidade condicionada. Os dois lugares que já existiam no estacionamento em frente à Biblioteca mantêm-se. Os passeios vão ser em cubo de granito com um percurso desimpedido de obstáculos. A obra está orçada em cerca de 97 mil euros.

O Presidente da Câmara Municipal, António Loureiro, afirma que “na altura em que Albergaria está a comemorar os 900 anos, seria ótimo darmos o nome de Avenida D. Teresa a esta nova via, a fundadora da comunidade Albergariense, porque vem dinamizar o centro da nossa cidade, melhorar as acessibilidades e é uma obra que fica para o futuro”. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário