domingo, 1 de outubro de 2017

465 feridos: Presidente da Câmara de Barcelona exige demissão de Rajoy


O último balanço do número de feridos foi avançado pela presidente da câmara de Barcelona. Ada Colau responsabiliza o governo espanhol pela violência que marca o dia na Catalunha.

Ada Colau responsabiliza o presidente do Governo espanhol pela violência deste domingo e afirma que Mariano Rajoy é "um cobarde que não está à altura das funções que exerce".

De acordo com Ada Colau o número de feridos subiu para 465, no entanto os Serviços de Saúde da Catalunha informaram hoje que o número de pessoas feridas nos distúrbios relacionados com o referendo ascende, neste momento, a 91 pessoas.

O jornal "El Mundo" conta que foi aberto um processo contra a polícia catalã por desobediência. Há imagens que mostram elementos da polícia catalã, emocionados, a abrirem caminho para que os eleitores possam votar. Contrariando assim as ordens para impedirem a votação no referendo.

Entre os feridos há elementos da polícia. "De momento, no total, nove agentes da polícia e dois da Guardia Civil foram feridos ao executarem ordens", escreveu o Ministério no Twitter, precisando que os agentes foram atingidos com pedras.

O Ministério divulgou por outro lado um vídeo em que agentes da Guardia Civil são apedrejados por duas dezenas de pessoas numa localidade de Tarragona.

O vídeo mostra dois veículos de uma unidade da Guardia Civil a fugir pelas ruas da localidade, perseguidos por pessoas que lhes lançam pedras.

Cerca de 5,3 milhões de eleitores catalães são hoje chamados a votar num referendo sobre a independência da Catalunha, região autónoma do nordeste de Espanha.

Lusa
Foto: David Gonzalez/Reuters

Nenhum comentário:

Postar um comentário