segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Eu, Psicóloga | Quer melhorar seu relacionamento: Ouvir ao outro com atenção faz toda a diferença.



Para entender os sentimentos dos amigos ou familiares, o melhor é olhar nos olhos e apenas escutá-los, aponta uma nova pesquisa da Associação Americana de Psicologia. 


Durante as conversas é comum focar na troca de palavras e na expressão facial dos outros, mas ficar concentrado apenas na voz — e em seu tom, cadência, velocidade e volume — é o mais adequado para ter empatia com o indivíduo.

Para o diagnóstico, pesquisadores examinaram como mais de 1.800 pessoas se comunicaram. Alguns participantes tiveram que ouvir sem olhar para o outro, enquanto alguns apenas observaram e não escutaram nada. Em outra situação, algumas pessoas tiveram que conversar de olhos abertos.

O resultado indicou que teve mais êxito em interpretar as emoções quem só escutou o outro sem focar nas expressões do rosto.

"Muitos testes de inteligência emocional tratam da precisão correta de percepção da face", disse Michael Kraus, líder da pesquisa e professor assistente de comportamento na Universidade de Yale, nos Estados Unidos. "O que descobrimos é que talvez as pessoas estejam prestando muita atenção na face, sendo que a voz possui muito conteúdo necessário para perceber o estado emocional."

Kraus também afirmou que as pessoas podem usar as expressões faciais para mascarar os verdadeiros sentimentos. "Ouvir importa. Considerar o que as pessoas estão dizendo pode melhorar seu entendimento dos outros no trabalho e nas relações pessoais", falou. 








Nenhum comentário:

Postar um comentário