segunda-feira, 16 de outubro de 2017

Hora de Fecho: Em direto/ 32 mortos. Costa e Marcelo vão falar ao País

Logo Observador

Hora de fecho

As principais notícias do dia
Boa tarde!
Confirmados 32 mortos (incluindo bebé de um mês), 7 desaparecidos e 56 feridos (16 graves). Números podem subir. Ministra diz que demissão seria "as férias que não tive". Marcelo e Costa falam ao País
O antigo primeiro-ministro ia apresentar a candidatura no sábado, mas a catástrofe que atingiu o país e o conselho de ministros extraordinário agendado para esse dia obrigou à alteração de planos.
São já 32 as vítimas fatais dos incêndios em Portugal. Dois irmãos que tentavam salvar lenha do barracão do pai, uma grávida que fugia em contramão na A25 e um bebé de um mês são quatro desses casos.
Na "noite infernal" do pior dia de incêndios do ano, a população viu-se obrigada a lutar com os meios que tinha à disposição. "Faz-se o que se pode", diz um residente.
Colunas de fumo por cima da cidade e o fogo a consumir o Pinhal de Leiria. Uma fotografia tirada a partir da torre dos Bombeiros Voluntários mostra o cenário dantesco desta tarde em Vieira de Leiria.
Um automobilista registou em vídeo o momento em que atravessou a auto-estrada A17, perto de Vagos. O momento de aflição, numa estrada que estava aberta à circulação, foi partilhado nas redes sociais.
É o maior fogo de artifício do Universo e pela primeira vez telescópios na Terra e no espaço conseguiram detetá-lo. Centenas de cientistas estão envolvidos nesta descoberta.
Josep Lluís Trapero é acusado de sedição e a "Fiscalía" quer que o major da polícia catalã – os Mossos – seja preso por um crime que pode ir até aos 15 anos de prisão.
O Governo espanhol decidiu dar uma "última oportunidade", até as 10h00 (09h00 de Lisboa) de quinta-feira, ao executivo catalão antes de ativar o artigo 155 da Constituição espanhola.
Mil euros é quanto custa uma noite no apartamento de luxo, que foi comprado por Carlos Santos Silva, mas que o Ministério Público acredita pertencer realmente a José Sócrates.
Quais foram as primeiras decisões tomadas na Rússia pós-revolução de Outubro e quem as tomou? O Observador faz a pré-publicação do livro-referência de Orlando Figes, que é agora reeditado. 
Opinião

Helena Matos
Eles agarram-se agora à caricatura de um Sócrates super-vilão. Eles são os instrumentalizados. Apoiaram Sócrates, muitos estiveram nos seus governos e agoram fazem de conta que foram enganados. 

Ruth Manus
Quase ninguém sabe o peso da cabeça de um empreendedor. Quantas preocupações cabem lá dentro, quantas dúvidas surgem e o quão necessário é tomar decisões difíceis. 

João Marques de Almeida
Sócrates não chegou ao poder nem o exerceu sozinho. Foi eleito primeiro-ministro como líder do PS. Nenhum dirigente do PS sente um pouco mais do que um mero “incómodo” com o que se passa com o ex-PM?

Miguel Alvim
Esta é a hora de uma nova e revigorada união de esforços do centro e da direita em Portugal, a única capaz de num futuro próximo superar e derrotar definitivamente a geringonça.

Alberto Gonçalves
Em tempos, faltava pouco para que o fervor dos devotos por Sócrates suscitasse imolações pelo fogo. Hoje assobiam para o lado e preferem que o indivíduo se imole sozinho. Nem a lepra assustava assim.
Mais pessoas vão gostar da Hora de fecho. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário