quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Investigação acredita em envolvimento de militares no roubo de Tancos

Resultado de imagem para Investigação acredita em envolvimento de militares no roubo de Tancos
Investigadores defendem que hipótese colocada pelo ministro da Defesa não fazia qualquer sentido. Fontes próximas do caso acreditam que houve militares envolvidos no roubo de Tancos.
A investigação ao que se passou em Tancos está convencida que houve 'mão interna' ou, pelo menos, a ajuda de militares no furto nos Paióis Nacionais, em junho.
Fonte próxima da investigação argumenta, em declarações à TSF, que é impossível os autores do crime terem, sem colaboração interna, chegado a três paióis específicos (dos 20 existentes em Tancos), precisamente aqueles com material relevante, conhecendo os pontos fracos do dispositivo de segurança.
O material roubado, agora encontrado pela Polícia Judiciária Militar, era em grandes quantidades e quem quer que tivesse eventualmente simulado esse roubo ter-se-ia dado ao trabalho de cortar uma rede, fazer um trilho no mato e arrombar as portas, o que é inverosímil, além de que o relatório de existências feito poucos meses antes era claro a identificar o material que estava nos paióis.
1450 munições ainda desaparecidas
O material militar encontrado ontem pela PJ Militar inclui cargas explosivas, granadas de mão e, entre outras, as 44 granadas foguete anti-tanque. Fonte próxima do caso acrescenta que, da longa lista de material furtado, apenas não foram recuperadas 1450 munições de 9 milímetros.
Os factos anteriores levam a investigação a acreditar, segundo apurou a TSF, que as armas foram roubadas para venda e não especificamente para terrorismo como se chegou a falar, sendo que muito provavelmente quem as roubou nem sabia o que estava a levar.
As munições de 9 milímetros são, aliás, de todo o material furtado, aquele que mais facilmente se vende no mercado negro, sendo estas as munições usadas nas cerca de 50 pistolas Glock roubadas meses antes à PSP.
Para já, fontes próximas da investigação não avançam suspeitos e sublinham que a prioridade era encontrar as armas roubadas para evitar qualquer risco.
O material de guerra agora encontrado pela Polícia Judiciária Militar estava numa zona ao ar livre, longe de qualquer habitação (nem foi preciso qualquer mandato de busca), na região da Chamusca, a poucas dezenas de quilómetros de Tancos.
O material foi recuperado depois de uma denúncia anónima com a ajuda de uma equipa anti-explosivos e já está nos Paióis de Santa Margarida, à guarda do Exército, onde está a ser realizada a peritagem para a identificação mais detalhada.
TSF


Nenhum comentário:

Postar um comentário