quinta-feira, 19 de outubro de 2017

Uma simples garrafa de água esquecida num carro pode provocar incêndios


Um esquecimento pode terminar numa verdadeira tragédia. Os bombeiros norte-americanos estão a alertar para o perigo.

Quantas vezes se esqueceu de uma garrafa de água em cima de um dos bancos do automóvel? Provavelmente já foram tantas que lhes perdeu a conta.

Quer seja por puro esquecimento ou simplesmente porque não lhe apetece andar com uma garrafa de água atrás, nunca deve deixá-la dentro do carro, sob risco de provocar um incêndio.


Nos EUA têm sido frequentes os fogos provocados por garrafas de água deixadas no interior dos veículos.
Dioni Amuchastegui, funcionário da Idaho Power, uma empresa energética norte-americana, esteve perto de ver o seu carro ser . Saiu do camião durante a hora de almoço. Quando regressou reparou que o interior do veículo estava repleto de fumo e não podia ter ficado mais surpreendido quando percebeu que tudo se devia a uma simples garrafa de água.
“Olhei e notei que a luz estava a incidir numa garrafa de água e a começar a pegar fogo ao assento”, explicou Dioni Amuchastegui no vídeo publicado pela Idaho Power no Facebook.
“O líquido e o material claro podem causar um incêndio, uma combustão”
Perante estes episódios, os bombeiros do Oklahoma’s Midwest City Fire Department resolveram fazer um teste. Deixaram que a luz solar incidisse numa garrafa de água durante alguns minutos e o objeto atingiu temperaturas altíssimas.
“A luz do sol vai passar pela garrafa enquanto ela está cheia de líquido e atuar como uma lupa. O líquido e o material claro podem causar um incêndio, uma combustão”, acrescenta o bombeiro David Richardson ao canal de televisão norte-americano KFOR.

Nenhum comentário:

Postar um comentário