quinta-feira, 16 de novembro de 2017

360º - Como Salgado envolveu Marcelo com Sobrinho, ou a Conspiração dos Poderosos; fim do poder do clã Santos; e as atrocidades de Mugabe e família

946629b0-05e0-4d31-a47b-080e2c165728.jpg

360º

Por Filomena Martins, Diretora Adjunta
Bom dia!
Enquanto dormia... 
... no Zimbabué, depois do golpe de Estado e enquanto o ditador Robert Mugabe continua em silêncio preso em casajá decorrem as primeiras negociações para a formação de um governo de união nacional e de transição. De resto, é pouco o que se sabe do movimento da oposição que depôs o líder há mais tempo no poder (37 anos).

Em Angola, a queda (ou limpeza, segundo muitos) do clã dos Santos continua a gerar reações. O ativista Luaty Beirão aplaude as decisões do novo presidente por "estar a meter a mão no ninho dos marimbondos" e ironiza com os despedidos

Ainda desta noite e madrugada: 
Rui Rio e Santana Lopes estiveram em campanha na zona de LisboaSeparados por 28 km, evocaram Sá Carneiro e discordam no resto.

No futebol, com a vitória do Peru sobre a Nova Zelândia, ficou completo o quadro de 32 apurados para o Mundial da Rússia, entre eles os adversários de Portugal. No Brasil, o Corinthians foi campeão e festejou assim.


 

Outra informação importante 

Os professores ameaçam com novas greves e endurecer os protestos se o Governo não ceder no descongelamento de carreiras. Ontem, enquanto os professores protestavam fora do Parlamento, a secretária de Estado anunciava avanços que depois não se confirmariam. Porque não está previsto nada no Orçamento nem vai ser possível gastar mais dinheiro. Carlos Silva, líder da UGT, em entrevista ao Público e RR, diz que aceita passar as contas para um futuro Governo e diz que falta "algum peso político" ao ministro



E vale a pena anotar (com dedicatória ao Governo) novo recado presidencial. Questionado sobre Tancos e a legionela (sem esquecer o que falta saber sobre os incêndios), Marcelo lembrou que "o Presidente da República não se esquece, tem uma memória de elefante".

No caso Gianina, a empresa municipal de Gaia sob investigaçãoo piloto Tiago Monteiro confessou em tribunal que recebeu 150 mil euros por evento em que não participou, escreve o JN.

Falta ainda falar de mais polémicas do futebolHorácio Piriquito, vogal do Conselho Fiscal da Federação -- "grande benfiquista, um amigo" -- foi obrigado a demitir-se depois de a FPF abrir um inquérito às suspeitas de que tinha passado informação confidencial ao comentador do Benfica Pedro Guerra. Já o Sporting mostrou mais provas em como o clube da Luz apoia as suas claques e pediu castigos.



Os nossos especiais

Ricardo Salgado envolveu Marcelo Rebelo de Sousa com Álvaro Sobrinho e José Eduardo dos SantosEstá tudo contado no A Conspiração dos Poderosos — Os Segredos do Saco Azul do Grupo Espírito Santo, o livro do Luís Rosa que será publicado esta sexta-feira e do qual pré-publicamos o capítulo 15 com o primeiro interrogatório ao banqueiro. 



A nossa opinião

  • José Manuel Fernandes escreve sobre as reivindicações dos professores: "Os professores pedem progressões automáticas como as de outros funcionários públicos, mas nem sabem como tal é injusto quando pensamos no mundo real e não protegido dos trabalhadores do sector privado".
  • Helena Garrido escreve sobre as vítimas da legionela e dos incêndios em "mortos pelo Estado, mortos por nós": "São 115 pessoas, com nome e família, que perderam a vida porque o Estado falhou. Em menos de cinco meses. Estas estão a ser as nossas escolhas, quer queiramos ou não ver". 
  • Paulo Tunhas escreve sobre o ridículo na política: "Deveríamos dar mais atenção ao papel do ridículo em política. O que, num primeiro momento, pode ser insignificante, arrisca-se a, pouco a pouco, contribuir para a destruição da nossa vida comum".



Notícias surpreendentes
Em dia de estreias no cinema, destaque para a ' Liga da Justiça, que junta Batman, a Mulher-Maravilha, Flash, Cyborg e Aquaman. Uma geringonça de super-heróis, segundo o Eurico de Barros, que lhe dá só duas estrelas. As alternativas são estas.

Do cinema para a música, porque, 25 anos depois, há uma edição especial de "Automatic for The People"E o que seria de nós se os R.E.M. nunca tivessem feito este disco?pergunta o Tiago Pereira.

Nas sugestões para bem comer, destaque para o Peixe na AvenidaAlém da qualidade do restaurante, há uma mão cheia de histórias da chef que o lidera, contadas ao Diogo Lopes. 


Quais são as mulheres líderes que estão a mudar o mundo segundo a Time? Uma fotógrafa brasileira de 22 anos fotografou-as com o iPhone. O projeto chama-se Firsts.

Seja também o primeiro a ficar bem informado. Depois do resumo matinal que lhe deixo, é só passar pelo Observador e terá todas as notícias da atualidade. E muito mais

Uma boa quinta-feira, feliz e produtiva

Para o fim deixo-lhe o melhor bocado. A sugestão para que corra às bancas para comprar a nova revista de Lifestyle do Observador, com o melhor da criatividade portuguesa
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
Leia as últimas
em observador.pt
Observador
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário