domingo, 26 de novembro de 2017

Manhã de domingo: Pedrógão. Relatos de quem sobreviveu e salvou

Logo Observador

Manhã de domingo

As principais notícias do dia
Bom dia!
A parte do capítulo do relatório sobre Pedrógão Grande divulgada na sexta-feira pelo Governo revela pequenos relatos de quem sobreviveu e de quem salvou vidas nos incêndios de Pedrógão Grande.
A Câmara de Cascais já aplicou 890 penalizações, num valor que ascende aos 198.500 euros, à Uniself, a empresa que venceu o concurso para fornecer comida às 52 escolas daquela autarquia. Sem efeito.
Cada elemento do grupo de cidadãos que vai fazer perguntas ao primeiro-ministro receberá 200 euros em vales de compras. Após gastar 11 mil euros em 2016, Governo pagou 45 mil euros este ano.
Luís era padre há mais de uma década quando foi pai. Quando tudo se soube, perdeu o lugar na paróquia. Diz ter sido "posto de lado" pelo seu bispo, por recusar afastar-se do filho, que quer criar.
Atualmente, existem em Portugal 1.500 sapadores florestais. Governo espera contratar outros mil até 2019. Ministro da Agricultura garante que medida tem vários anos de atraso.
E à última metade do Vodafone Mexefest 2017, o novato apanhou o jeito à coisa e até viu vários concertos do início ao fim. Impressionaram os de Allen Halloween, Corona, Panado e Moullinex.
Começou a cozinhar para ajudar os avós doentes, trocou as chuteiras de futebol pelo apito mas acabou por entregar talento aos tachos e aos fogões. Saiba quem é esta nova "estrela" portuguesa.
A European Capitals and Cities of Sport Federation elegeu Lisboa como Capital Europeia do Desporto para 2021. Até esse ano, o município espera investir 26 milhões de euros em equipamentos desportivos.
Há 20 anos, Iker Casillas estava no colégio, numa aula de desenho. De repente, chamaram-no. Pensava que ia ser castigado, mas não: aos 16, estreou-se numa convocatória do Real na Champions.
Assaltantes entraram durante a noite desta sexta-feira na enfermaria do gatil da associação, em Lisboa. À falta de dinheiro, levaram vacinas, medicamentos e comida. A PSP está a investigar o caso.
Desde que foi ferido por uma mina terreste, Rob Jones já ganhou uma medalha de bronze em remo nos Paralímpicos e atravessou os EUA a pedalar. Agora correu para angariar dinheiro para os veteranos. 
Opinião

Helena Matos
As cheias de 1967 tornaram-se a tragédia que Salazar quis esconder. A imagem é poderosa mas falsa: a tragédia foi mostrada. Nas cheias de 67 a censura foi claramente ultrapassada pelas circunstâncias.

João Marques de Almeida
O governo já recuou. Afinal, só parte do Infarmed é que irá para o Porto. Espero que o Porto mostre a fibra de que a cidade é feita e recuse a esmola do governo. É a única opção digna para Rui Moreira

Alberto Gonçalves
No fim, como de costume, as coisas ficarão na mesma, com o Infarmed em Lisboa, uma sucursal no Porto para justificar o barulho e cinco comissões inventadas para “articular” o arranjo.

Ruth Manus
É muito fácil taxar uma mulher de chata, de neurótica, de mal humorada. O difícil é assumir que ela tem uma razão para estar assim. E que os outros poderiam colaborar para que ela não estivesse assim.

Rui Ramos
Quem, em Agosto de 2005, congelou as carreiras da função pública? Um governo em que António Costa era ministro. A oligarquia sempre soube que quando não há dinheiro, não há dinheiro.
Mais pessoas vão gostar da 360º. Partilhe:
no Facebook no Twitter por e-mail
Leia as últimas
em observador.pt
©2017 Observador On Time, S.A.
Rua Luz Soriano, n. 67, Lisboa

Nenhum comentário:

Postar um comentário