sexta-feira, 1 de dezembro de 2017

Deco desaconselha consumo dos chocolates do calendário de Natal do El Corte Inglés

Os chocolates podem conter substâncias perigosas

A Deco revelou esta quinta-feira que o chocolate do calendário de Natal do El Corte Inglés pode, alegadamente, conter substâncias perigosas. No entanto, depois do anuncio da Deco a empresa já retirou o produto do mercado.

No início de novembro, a Deco fez um estudo juntamente com empresas da Bélgica, Itália e Espanha. Cada um desses países analisou cinco marcas à venda, dando um total de 20 produtos.

“Em Portugal, comprámos as cinco marcas de calendários do advento disponíveis na altura nas principais cadeias de supermercado da região de Lisboa: El Corte Inglés, Favorina (Lidl), Ferbar, Jacquot e Pingo Doce. O objetivo do estudo foi determinar a presença de hidrocarbonetos de óleos minerais (MOSH e MOAH), substâncias consideradas potencialmente perigosas para a saúde, no chocolate desses calendários”, lê-se no comunicado da Deco.

A instituição referiu que o calendário do El Corte Inglés contém hidrocarbonetos aromáticos de óleos minerais (MOAH) e por isso não aconselha a que o chocolate seja consumido, pois segundo a Autoridade Europeia de Segurança Alimentar os MOAH têm um potencial cancerígeno.

Depois desta recomendação o grupo já retirou os calendários do mercado, que afirmou à Lusa que assim que receberam “informação em relação aos produtos” o habitual é “mandar retirar o produto de imediato” para ser analisado.

Fonte: Sol

Nenhum comentário:

Postar um comentário