terça-feira, 2 de janeiro de 2018

Californianos fazem fila para serem os primeiros a comprar legalmente canábis

Os consumidores de marijuana da Califórnia fizeram fila em várias lojas para comprar canábis, que pela primeira vez foi vendida legalmente para fins recreativos naquele Estado do Sudoeste dos Estados Unidos.
Resultado de imagem para Californianos fazem fila para serem os primeiros a comprar legalmente canábis
Ellen St. Peter, de 61 anos, e o seu filho Bryce, de 23 anos, foram dos primeiros clientes a chegar à loja ShowGrow, em Santa Ana. Ellen disse que, no passado, correu riscos para comprar aquela droga e que se sente feliz por, agora, a compra se ter tornado um ato seguro.
Um pouco mais a Norte, em Oakland, Jeff Deakin esperou toda a noite à porta da Harborside, com a mulher e o cão.
Aos 66 anos, Jeff afirmou que é muito importante poder comprar canábis de forma segura, sem ter de o fazer num beco esconso.
Na capital da Califórnia, Sacramento, cerca de 25 pessoas juntaram-se para uma pequena cerimónia à porta de A Therapeutic Alternative, uma loja que vende marijuana para fins medicinais desde 2009.
Mike Shorrow foi o primeiro cliente da loja para fins recreativos, comprando mais de quatro gramas de marijuana, das variantes “Red Dragon” e “Ingrid”.
Mike, de 63 anos, referiu que começou a fumar marijuana há décadas por prazer, mas que agora também usa para fins terapêuticos. Gastou quase 100 dólares (83 euros), um preço que considerou ser alto, mas que vale a pena se com isso evitar comprar no mercado negro.
A loja exige que todos os seus clientes preencham vários documentos para que se tornem membros.
No parque de estacionamento do Harborside, de Oakland, juntaram-se cerca de cem pessoas, à espera que a loja abrisse às 06:00 da manhã (14:00 em Lisboa).
A pequena multidão bebeu café e comeu donuts enquanto esperava, sob uma temperatura de seis graus Celsius, só para ser dos primeiros a comprar canábis legalmente na Califórnia.
O Harborside é um dos cerca de 90 estabelecimentos que receberam uma licença para vender marijuana a retalho — para fins recreativos — no primeiro dia do ano. A lei que permite a venda entrou em vigor às 00:01 de hoje (08:01 em Lisboa).
A lei surge cerca de duas décadas depois de a Califórnia se ter tornado no primeiro Estado norte-americano a legalizar a marijuana medicinal.
O canábis recreativo é agora legal para adultos com mais de 21 anos. Cada pessoa pode plantar e cultivar até seis plantas de canábis e ter na sua posse um máximo de 28 gramas (uma onça).
Los Angeles e San Francisco estão entre as cidades da Califórnia onde não será possível comprar legalmente a droga.
Lusa

Nenhum comentário:

Postar um comentário