terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Porta aberta à cannabis # Um Governo entre o tabu e a gaveta

P
 
 
Enquanto Dormia
 
David Dinis, Director
 

Ora viva!
A postos para um novo dia?
Este começou assim:

As Coreias começaram a entender-se: a primeira reunião em dois anos resultou num acordo para que a Coreia do Norte participe nos Olímpicos de Inverno, desfilando juntos na cerimónia de abertura; para que se prepare a reunião das famílias separadas pela Guerra da Coreia. O pior será o que vem depois, como explica o João Ruela Ribeiro. 
Robert Mueller quer interrogar Trump. O procurador especial encarregue da investigação sobre a alegada interferência da Rússia nas eleições presidenciais norte-americanas (e o possível conluio com a campanha de Donald Trump), pediu aos advogados da Casa Branca para questionar o actual Presidente dos EUA sobre estas suspeitas. A noticia é do Washington Post - e pode abrir um furacão político em na capital americana.
Theresa May quis fazer uma remodelação e teve duas demissões. Houve membros do Governo britânico que preferiram sair a mudar de pasta a meio do jogo. O que diz o The Guardian é que a PM está a "ceder aos rapazes"
A repatriação de refugiados pôs o Governo belga à beira do colapso. Vários refugiados sudaneses viram impedida a sua entrada na Bélgica, dois deles terão sido torturados à chegada ao seu país. Isto e - a colaboração com um país julgado por genocídio em Haia - aumentou a pressão para que o ministro da Imigração se demita. E levou o partido nacionalista flamengo a garantir que fará cair o Governo caso isso aconteça. Isto não vai correr bem.
A Justiça francesa abriu um inquérito contra a Apple, por “obsolescência programada”. Eu traduzo: a gigante americana é suspeita de reduzir voluntariamente a duração de vida dos seus smartphones, através de actualizações sucessivas. Huuum...

O que marca o dia

Uma carta aberta pela cannabis medicinal. É assinada por 100 médicos, enfermeiros e psicólogos - e chega na semana em que o Parlamento discute um tema que parece (cada vez menos) polémico. A notícia e o contexto são da Ana Maia.
A demissão do inspector do Trabalho. O motivo? Divulgou dados pessoais sobre uma funcionária, como já tinha noticiado no PÚBLICO a Raquel Martins. A péssima prática custou-lhe o cargo e a proibição de assumir funções idênticas nos próximos três anos.
Um parecer escondido por António Costa. É sobre o julgamento de Manuel Vicente, ex-vice Presidente de Angola, que começa a ser julgado em Lisboa. E é um parecer pedido à PGR, questionando se ele podia mesmo ser julgado por cá - e não em Luanda. Já percebeu porque é que ele está escondido há cinco semanas? Porque o tema está a pôr em cheque as relações entre os dois países - e já nem faltam as ameaças: Angola pode abandonar a CPLP, diz o ex-MNE Martins da Cruz, ou mesmo acabar com os vistos de portugueses, anota o CM. E logo agora, quando em tudo o resto o novo Presidente parece um democrata - espantando o Luciano Alvarez.
Um tabu do Governo sobre o IVA da restauração. Sim, é verdade que ele já desceu. E o Executivo até garante que teve bons efeitos na economia e na receita orçamental. Mas falta cumprir parte da promessa. Repita comigo: palavra dada é...
O Fisco tem dado problemas a Centeno (e não estou a falar do perdão de IMI ao irmão do presidente do Benfica, que a PGR diz estar "a acompanhar"). É que oNegócios diz esta manhã que o Estado perde 60% dos processos colocados contra a administração fiscal.
As Finanças estão a atrasar os planos contra a gripe. Os hospitais ainda não têm autorização para colocar camas e contratar profissionais, conta o JN
Mas também há boas notícias: como o défice recorde em 2017; e a boa evolução do desemprego - inclusive a dos mais jovens, que desta vez recuou um pouco.
No PSD, a campanha é sobre a relação com o... PS. Depois da entrevista ao PÚBLICO e Renascença, Santana atirou à proximidade de Rio a Costa, enquantoRio acusou Santana de querer "atirar PS para os braços da geringonça". Mas aindasobram mais 4 polémicas para o resto da campanha, lembra o Expresso.
Já na EDP, deixou de haver segredo: António Mexia vai mesmo para terceiro mandato e Luís Amado vai ser o novo chairman. A notícia chegou pela calada da noite, mas tal e qual como dizia a Cristina Ferreira há umas semanas. Agora é ver como ficam estas 10 guerras com o Governo.
Já agora, uma conta feita à Santa Casao investimento no Montepio equivale a dois terços dos imóveis da instituição, anota o Negócios

Os nossos podcasts   

Estreámos ontem um novinho em folha - oportunidade perfeita para lhe mostrar o que aqui temos feito, passo a passo, discretamente.
O novo, o novinho em folha, chama-se Catinga. É o espaço onde o Vítor Belanciano e Nástio Mosquito, artista e músico, pensam em voz alta sobre a relação entre as palavras e a sua força simbólica - e sobre a forma como podemos passar para além dessa fronteira. Catinga por isso: porque é pejorativa, mas porque não deve ser. Catinga porque está na altura de revelarmos os nossos cheiros. Entre por aqui. Não é preciso tapar o nariz. 
Do género. É o podcast da nossa Aline Flor, que ela exibe com orgulho. Do género porque é disso que ela conversa - com mulheres, neste caso. O último episódio é sobre o feminismo, no ano em que Hollywood levou para as ruas uma luta que estava demasiado escondida. E lá vem a pergunta: feminismo para quê?
Planisférico não é de mulheres, mas também pode ser para elas. É sobre futebol, mas sobre o futebol fora das quatro linhas (para esse temos o Jogo Limpo, onde o Jorge Faustino analisa a arbitragem com olhos de ver). O último Planisférico do Marco Vaza e do Tiago Pimentel chegou depois de uma semana de derby, pelo que foi à procura de algumas rivalidades do futebol mundial. Mas também da nova vida de Freddy Adu, um conhecido dos benfiquistas. É por isso que se chamacaveiras, cabelo oxigenado e talvez uma noite de copos. E é tão bom.
Tão bom como o Inimigo Público, que também tem aqui o seu cantinho dopodcast. Aqui fala-se de tudo. Até de Mário Centeno e das suas últimas aventuras. Bem, se não aconteceu, podia ter acontecido. Certo, certo, é que sorrimos.
Podia ir por aí fora. E vou. Porque ainda temos o Com tempo e alma, onde os nossos jornalistas têm conversas deliciosas, que nos ensinam sobre temas tão interessantes como actuais (com a ajuda da Fundação Francisco Manuel dos Santos); também o Poder Público, sempre sobre a nossa política (no final da semana falaremos sobre o... PPD/PSD);  ou o Reservado ao Público - que é sobre como nós fazemos as notícias que lhe chegam às mãos, aos olhos ou ao ouvido. 
Como vê, já são oito. Ou nove, se juntar os concertos na redacção. Se é música que prefere, sim, pode subscrever aqui.

A agenda do dia

O primeiro debate quinzenal do ano arranca às 15h00, no Parlamento, sendo também o último da era Passos Coelho - que hoje reúne pela última vez a sua comissão política, pouco antes da entrevista de Santana Lopes à SIC. Na Assembleia reúne-se a comissão da transparência, mas ainda à porta fechada.
Lá por fora, o chefe de Governo da Polónia faz uma remodelação, antes de se reunir em Bruxelas com Juncker (sob ameaça de sanções). E Theresa May faz o seu primeiro Conselho de Ministros após... uma remodelação. Hoje começa também a grande feira de tecnologia em Las Vegas, mostrando novidades divertidas e irrelevantes - até àquelas que podem moldar o futuro.
Se precisar de uma fuga durante o dia (e Las Vegas estiver fora de questão), o meu conselho é uma viagem a Ronda, mesmo aqui ao lado. É a cidade onde Orson Welles desejou morrer e que apaixonou Hemingway - para onde nos transporta o Sousa Ribeiro. Deixe-se levar, pode ser bom.
Dia feliz. Até amanhã!

Nenhum comentário:

Postar um comentário