terça-feira, 9 de janeiro de 2018

Portugal responde a Angola: “Governo não interfere em questões judiciais”

Francisca Van Dunem afirma que o Executivo está a acompanhar o processo Fizz - que envolve o ex-vice-presidente angolano, Manuel Vicente - politicamente e diplomaticamente, mas frisou que o assunto é da responsabilidade dos tribunais.
A ministra da Justiça disse esta terça-feira que o Governo está a acompanhar o desenvolvimento da “Operação Fizz”, mas frisou que o assunto é da responsabilidade dos tribunais.
“O Governo de Portugal aquilo que obviamente não pode nem deve interferir em matérias que são exclusivamente do foro judicial. A única intervenção que o Governo teve enquanto tal – e o Ministério da Justiça – foi o encaminhamento de um pedido de transferência de um processo que veio pela via diplomática”, afirmou à TSF.
A governante disse à rádio que o Executivo está a acompanhar o processo politicamente e diplomaticamente, mas frisou que o assunto é da responsabilidade dos tribunais. Nas declarações divulgadas manhã, Francisca Van Dunem lembrou que “o Governo faz uma primeira apreciação sobre a admissibilidade e remete às outras autoridades judiciais, que é a elas a quem compete fazer essa avaliação”. A seu ver, “este é claramente um dossiê judicial, e é no espaço judicial que deve ser tratado”.
O presidente da República de Angola considerou ontem uma “ofensa” Portugal não ter transferido o processo de Manuel Vicente para o país, tal como tinha pedido. “Lamentavelmente, [Portugal] não satisfez o pedido”, argumentou João Lourenço, à margem da sua primeira grande conferência de imprensa.

Fonte: Jornal Económico

______________________

Sessões de Colheitas de Sangue a realizar em JANEIRO
Dias 10, 17, 24 e 31 das 15 horas às 19:30 horas (4ª.s Feiras)
Dias 13, 20 e 27 das 9 horas às 13 horas (Sábados)

Apresentação do Mapa de Sessões de Colheitas de Sangue a realizar no ano de 2018 no Posto Fixo da ADASCA em Aveiro

Todas as formas de divulgação 

possíveis são bem-vindas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário