quinta-feira, 18 de janeiro de 2018

Programa Formar+ Medida 3 - “Apoio Formativo ao Associativismo”

O Programa Formar+ disponibiliza e promove apoio formativo a jovens, ao movimento associativo e a profissionais da área da juventude, através de quatro medidas de apoio.


A Medida 3 - “Apoio Formativo ao Associativismo” visa a disponibilização de apoio financeiro aos planos de formação desenvolvidos pelas associações de jovens inscritas no Registo Nacional do Associativismo Jovem (RNAJ), nos termos da Lei n.º 23/2006, de 23 de junho, privilegiando o estabelecimento de redes de experiência e trocas de informação, com base no trabalho desenvolvido pelas associações de jovens e suas federações.


Destinatários/as
• A apresentação de candidaturas é efetuada pelas associações de jovens e federações de jovens inscritas no RNAJ, localizadas e com atividade no território de Portugal continental.

• São destinatários da formação os/as dirigentes dos órgãos associativos e os/as jovens filiados de associações de jovens e das federações de jovens inscritas no RNAJ.

Prazos - Calendarização para 2018
Atendendo à data de entrada em vigor da Portaria e os prazos aí dispostos, para que seja possível a implementação desta medida em 2018, foi determinado por Despacho da Secretaria de Estado da Juventude e do Desporto que, a título excecional, sejam considerados os seguintes procedimentos e calendarização:



• Entre 18 de janeiro e 12 de fevereiro, apresentação de candidaturas pelas associações e federações de jovens;
• Até 15 de março, divulgação das associações e federações de jovens selecionadas e os respetivos planos de formação


 Até 6 de abril, celebração de protocolos entre o IPDJ, I.P. e as entidades selecionadas.


• Entre 6 de abril e 28 de outubro, prazo de execução da formação apoiada;


• Até 30 de outubro, prazo máximo de apresentação do relatório de execução da formação.

Nota: para um processo mais célere, em 2018 não é realizado o período de diagnóstico de consulta das necessidades de formação para seleção de áreas de formação prioritárias.



Particularmente na Zona Centro todos os interessados poderão solicitar mais informações nas Lojas Ponto JA do IPDJ de Aveiro, Castelo Branco, Coimbra, Guarda, Leiria e Viseu, ou consultar o Portal da Juventude em: www.juventude.gov.pt.

Nenhum comentário:

Postar um comentário